16 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Morro da Fumaça dá início a mais uma turma de alfabetização de adultos

Uma nova classe de Alfabetização de Jovens e Adultos iniciou os estudos na noite desta quarta-feira, 2, em Morro da Fumaça. São 20 pessoas, de diferentes idades, buscando um novo rumo através da educação. O projeto, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, está ingressando no terceiro ano.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

As aulas acontecem no período noturno e contam com componentes curriculares presentes na Proposta Curricular do município. O maior objetivo é erradicar o número de analfabetos em Morro da Fumaça.

“Essa é uma iniciativa bastante importante no sentido de oportunizar a inclusão de tantos jovens e adultos que não conseguiram ter acesso à escola em idade regular. Percebemos o quanto esses estudantes sentem-se valorizados com os vínculos afetivos que criaram com os demais colegas de classe e com a professora pedagoga regente. Sabemos ainda que é necessário compreender que, por meio dessa oportunidade de estudos, compreendam seus direitos de cidadania e possam viver em sociedade de forma democrática na igualdade de direitos que lhes são inerentes”, comenta a secretária do Sistema de Educação, Greicy Salvador Zaccaron.

Segundo o prefeito Noi Coral, não é tão raro que jovens e adultos ainda apresentem baixa escolarização. No entanto, são pessoas que têm cultura própria, e o papel docente surge com fundamental importância no processo de reingresso desses alunos às turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Constitucionalmente, todos têm o direito à educação. Nós, como poder público, temos o dever de oferecer a oportunidade. Basta ir atrás”, afirma. “A alfabetização torna os cidadãos mais conscientes e orientados, contribuindo para o desenvolvimento do município”, acrescenta o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Em Morro da Fumaça, o curso é ofertado a qualquer morador a partir de 15 anos de idade. Para 2022, as aulas continuam ocorrendo na sede da Escola Profissional Idalina Machado de Freitas, de segunda à quinta-feira. Mais detalhes podem ser obtidos junto à Secretaria do Sistema de Educação pelo telefone 3434-6113.

Últimas