16 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Maracajá realiza Campanha de Multivacinação e Poliomielite

O Departamento Municipal de Saúde de Maracajá deu início esta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de menores de 15 anos. A campanha segue até o dia 9 de setembro.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Segundo a diretora de Saúde de Maracajá, Michele Gonçalves, o objetivo da Campanha de Multivacinação é proporcionar o acesso às vacinas, atualizar a caderneta de vacinação e, consequentemente, aumentar as coberturas vacinais, contribuindo assim para o controle, eliminação ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes.
Ela salienta a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. “Com a caderneta em mãos o profissional da saúde analisa a situação vacinal para que, se necessário, sejam aplicadas as doses que estão em falta”, explica a diretora.

Tipo de vacinas

Para as crianças abaixo de 7 anos, será disponibilizado os seguintes imunizantes: BCG, hepatite A e B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, e DTP (tríplice bacteriana). A partir dos 7 anos, até os menores de 15, podem ser feitas as doses da hepatite B, febre amarela, meningocócica ACWY, HPV e varicela.

Poliomielite

A Campanha contra a Poliomielite (“paralisia infantil”) tem como público-alvo crianças de 1 a 5 anos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças, em um universo de mais de 14 milhões de brasileirinhos.
No momento da aplicação, é necessária a apresentação pelos pais ou responsáveis da seguinte documentação das crianças: carteira de vacinação, cartão do SUS, documento de identificação.

O Dia D da Vacina

Para atingir a maior parte do público-alvo, será realizado no dia 20 de agosto, o Dia D da vacinação. A sala de vacina do CEMASAS ficará aberta das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, para imunização de crianças e adolescentes que queiram pôr em dia a caderneta de vacinação.

A diretora de Saúde lembra que o ‘Dia D’ é realizado aos sábados para alcançar as crianças e adolescentes das famílias que não podem comparecer ao Cemasas durante o horário normal da semana.

Foto: Divulgação

Últimas