12.5 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Içara: Após casos positivos de dengue, profissionais passam por formação

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Içara realizaram na tarde desta sexta-feira, 6, uma formação a respeito da dengue. Os médicos e enfermeiros da atenção primária foram orientados sobre atendimento, diagnóstico, encaminhamentos, exames e sobre todas as ações contra a dengue que estão sendo realizadas no município.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“Assim que a pessoa começa a apresentar os sintomas deve se destinar a sua Unidade de Saúde da Família (USF), é através de uma consulta que o médico vai indicar a coleta do exame, que será feito na própria Vigilância Epidemiológica. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) está demorando um pouco para retornar os diagnósticos por falta de insumos, mesmo assim é importante ter essa comprovação ou não da doença”, disse a infectologista da Vigilância Epidemiológica de Içara Monica Junkes.
Nesta quinta-feira, 5, Içara recebeu dois resultados positivos para a doença, o que levantou ainda mais o alerta sobre a prevenção. “Ainda faltam alguns resultados para chegar do Lacen, então podem ter mais casos positivos. Essa transmissão confirmada aconteceu dentro do município, as duas vítimas não haviam viajado e nem saído da cidade, precisamos de uma atenção redobrada. Pedimos mais uma vez que as pessoas se conscientizem e ajudem a eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti”, reforçou o secretário de saúde Sandro Ressler.

Últimas