21.6 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Forquilhinha: Agentes comunitárias de saúde recebem 55 tablets

O Governo de Forquilhinha, por meio da Secretaria da Saúde, realizou, na tarde desta sexta-feira, 10, a entrega de 55 tablets as agentes comunitárias de saúde (ACS) durante uma roda de conversa com os profissionais do Núcleo de Educação Permanente em Saúde. O município adquiriu esses dispositivos no valor de R$ 262.763,60 por meio de recursos próprios.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário das agentes, otimizando o tempo das visitas domiciliares. Anteriormente, as profissionais efetuavam o trabalho de forma manual, com preenchimento de fichas em papel. Após a visita, os agentes ainda precisavam digitar os dados em sistemas de informação. Com os tablets, todo esse retrabalho será evitado, pois somente será necessária a exportação dos dados de cada paciente visitado. A previsão é que, já neste mês, as agentes comunitárias estejam utilizando o novo recurso tecnológico após passarem por uma capacitação.

“Essa conquista do tablets é mais um avanço na área da Saúde que a atual gestão vem realizando. Nós estamos planejando cada vez mais que vocês tenham condições de fazer um trabalho com maior resolutividade, mais eficiência e eficácia. Todos nós trabalhamos intensamente para desenvolver ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas. E vocês são o principal elo de ligação do poder público com a população. Essa capacitação também é importante para vocês terem subsídios e desempenharem o verdadeiro trabalho da Estratégia da Saúde de Família (ESF) que é a prevenção”, afirma o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

Programa Bem-Estar Forquilhinha

Neste sábado, 11, acontecerá a segunda edição do Programa Bem-Estar Forquilhinha levando a saúde mais perto da comunidade, das 8h às 12h, no campo do bairro Vila Lourdes.

Entre os serviços ofertados estão: aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre a vacinação, saúde bucal. Além de terapia alternativa com a auriculoterapia e orientações sobre os cuidados com a dengue.

“O Bem-Estar Forquilhinha visa levar alguns serviços da saúde à população que trabalha e, muitas vezes, não conseguir ir à Unidade Básica de Saúde”, comenta o secretário de Saúde, Diego Melo.

Últimas