23.7 C
Criciúma
terça-feira, abril 16, 2024

Escolas de Içara iniciam ensaio de fanfarra

As escolas municipais Quintino Rizzieri e Tranquilo Pizzetti de Içara agora contam com o “Projeto Fanfarras”. Em outros anos os alunos reuniam-se no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Vila Nova, para ensaiar, mas a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara avaliou que este não seria o melhor local, pois é distante da moradia dos alunos. Ao todo são 30 integrantes cada escola que ensaiam semanalmente para apresentações escolares e também para a Semana da Pátria que acontece em setembro.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“Nossa intenção é oportunizar e incluir mais estudantes permitindo o desenvolvimento de talentos também na área da artística e musical. Os instrumentos existentes foram consertados e realocados para as escolas. Em breve receberemos novos instrumentos já adquiridos, ampliando a qualidade e o número de componentes da fanfarra”, lembrou a secretária de educação, ciência e tecnologia Rose Reynaud.

Na escola Quintino Rizzieri o projeto acontece no final da tarde após o término das aulas. Já no Tranquilo Pizzetti o projeto acontece no intervalo do meio-dia. A inserção do indivíduo em um meio social de aprendizado, companheirismo, cooperativismo, desenvolvimento de aspectos físicos, psicológicos, cognitivos, emocionais, estéticos e sociais fazem parte das competências e habilidades desenvolvidas no projeto.

“A fanfarra escolar tem como objetivo articular a ação pedagógica utilizando-se de instrumentos musicais como promotores de aprendizagem e desenvolvimento”, completou o coordenador pedagógico de educação física do município Edenilson José Prudêncio.

Últimas