Entenda o fenômeno Vórtice Ciclônico, que vai atingir SC essa semana

Clima instável tem relação com a passagem do sistema pelo Estado; Defesa Civil pede atenção para deslizamentos e alagamentos

Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND

- PUBLICIDADE -

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta nesta terça-feira, 15 para tempestades, temporais e alagamentos no qual pede atenção para possíveis deslizamentos em diferentes regiões do Estado. O clima instável que mistura calor e umidade tem relação com a passagem de um fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

O sistema conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis é caracterizado pela alta pressão nos níveis médios e altos da atmosfera, e que vai intensificar a instabilidade do tempo entre o Norte do Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Catarina.

Este é um dos principais sistemas que provocam alterações no tempo na região Nordeste do Brasil, e que gera grandes valores pluviométricos.

Segundo informações do meteorologista Piter Scheuer “conforme a chuva vai chegando em todo o Estado, as temperaturas vão baixando e uma frente fria deve se apresentar no fim de semana”.

Segundo a Defesa Civil, Santa Catarina terá temporais mal distribuídos que devem se estender até quarta-feira (16), dia em que as chuvas estarão mais direcionadas para o Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Litoral e Vale do Itajaí.

A partir de quinta-feira, 17, o sol deve aparecer entre nuvens e a previsão é de temperaturas máximas de 31°C e mínimas de até 12°C.

A sexta-feira, 18, segue com o padrão de sol e chuva com temporais localizados no fim do dia. A partir de sábado, 19, uma frente fria deve se estabilizar no Estado.

*Via ND+

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.