13 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Criciúma: Unesc recebe comitiva da Amurel

A Unesc recebeu uma visita especial nesta sexta-feira (26/08) vinda da região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). A comitiva composta por prefeitos, vice-prefeitos, secretários de governo e assessores conheceu os espaços estruturais da Universidade, as oportunidades que a instituição oferece nas mais diferentes formas e o quanto ela pode fazer pelo desenvolvimento de toda a região.

Foi no Auditório Ruy Hulse que a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, deu boas-vindas, agradeceu a presença das lideranças e iniciou a apresentação da Instituição, que é reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) e está entre as cinco não estatais mais empreendedoras do Brasil, com forte destaque nacional e internacional na ciência e na extensão.

Cercada por professores, gestores e coordenadores de áreas, Luciane mostrou o compromisso que a Universidade Comunitária tem e de que forma usa o conhecimento para transformar vidas. Conforme a reitora, as entregas da Instituição são evidentes e reverberam para além da formação acadêmica, ou seja, em direta contribuição social proporcionada por meio dos projetos de extensão, dos projetos de inovação e da prestação de serviços à comunidade.

“Estamos muito felizes em receber os prefeitos, secretários e colaboradores aqui na Universidade. Acreditamos que o desenvolvimento do Sul se faz por parcerias, pela integração de todas as instituições, buscando pontos de convergência como a nossa principal fortaleza. Estamos juntos com a Amurel pelo desenvolvimento do Sul, com todos aqueles que já o constroem a tanto tempo. Temos mais de 300 projetos de extensão e queremos estar com esses projetos também nesta região”, destacou a reitora, lembrando ainda do tradicional prêmio Top Of Mind, no qual a Unesc figurou entre as marcas mais lembradas do estado entre as Universidades, recebendo troféu ainda na noite de quinta-feira (25/08).

A reitora ainda mencionou aos convidados que a Unesc quer estar onde as pessoas estão, onde elas constroem a vida, por meio de projetos que a Instituição produz, fazendo a diferença por onde passa. “Somos absolutamente encantados por aquilo que fazemos, por meio de um ecossistema institucional que produz resultados, advindos do modo como ele é, mantido, gerido e como Universidade Comunitária que é com tanto orgulho. Nosso time é muito diferenciado e engajado e ofertar oportunidades que serão marcantes para a nossa Universidade e para os municípios com aquilo que pode ser feito de maneira conjunta”, relatou.

Tour

Depois da acolhida institucional, o tour, guiado pelos professores da Universidade, seguiu para o Centro de Realidade Mista, o Centro de Simulação Realística, passando ainda pelas Clínicas Integradas, Complexo Esportivo, Colégio Unesc, Museu de Zoologia e Parque Científico e Tecnológico (Iparque).

Para o presidente da Amurel e prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, que fez parte da comitiva, o dia foi enriquecedor. “Agradecemos a oportunidade de estar na Unesc neste dia. É o início de uma grande parceria. Acredito que essa integração das três regiões do Sul se intensifica e a Unesc tem muito envolvimento nessa integração. A imersão feita hoje nos possibilitou conhecer um pouco mais da infraestrutura que é surpreendente”, ressaltou.

Quem também estava presente e ficou admirado com tudo o que viu foi o prefeito da cidade de Treze de Maio, Jailso Bardini. “Foi uma ótima experiência e, com certeza, faremos grandes parcerias. Saio daqui muito encantado com tudo que presenciei”, comentou.

Se por um lado, os chefes dos poderes executivos estão na expectativa para futuras parcerias, por outro o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, demonstra gratidão e destaca a importância da Universidade dentro da gestão pública. A Unesc e a Prefeitura têm muitos projetos em conjunto, o que para o prefeito, é fundamental para o crescimento da região. “Tinha que estar aqui para deixar o meu testemunho de o quanto a Unesc é importante para o desenvolvimento da nossa cidade e de vários municípios aqui da região. Certamente, vocês, prefeitos da Amurel, já ouviram falar muito da Unesc. Somos, enquanto município, quase que uma extensão da Universidade, e temos muitas parcerias firmadas, entre elas, os projetos de infraestruturas, o trabalho de diagnóstico ambiental do Rio Criciúma feito por profissionais da Unesc, e a operacionalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, projeto este que pretendemos estender para outras unidades, além das formações continuadas”, elogiou.

Participaram ainda da comitiva o prefeito Ibaneis Lembeck da cidade de São Ludgero, Cleinils Rodrigues da Silva de Gravatal, Luiz Paulo Rodrigues Mendes de Armazém, Vicente Correa Costa de Capivari de Baixo, Deyvisonn da Silva de Souza de Pescaria Brava. As cidades de Tubarão e Imbituba também estiveram representadas.

 

Oportunidades

O ecossistema de inovação também foi abordado com os visitantes, como o Unext, que é o projeto de incubação de ideias e negócios; o Unesc Labs o laboratório de inovação e desenvolvimento de pessoas; o Unesc solution que apresenta o desenvolvimento de soluções personalizadas às necessidades; e as tecnologias sociais com soluções acadêmicas que fazem a interlocução com a sociedade em geral.

As autoridades também foram apresentadas ao programa Inova Junior, programa focado em instigar a criação de ideias inovadoras, criativas e sustentáveis com o diferencial de, em troca, oferecer grandes premiações, além de conhecerem as oportunidades de bolsas de estudo na Universidade, os 75 cursos de graduação e Ensino a Distância (Ead), os oito programas de mestrado e cinco de doutorados, 22 cursos técnicos e o Colégio Unesc.

A Unesc ainda conta com 155 laboratórios, mais de 300 projetos de extensão, 94 grupos de pesquisa e 404 projetos de pesquisa. O Plano de desenvolvimento Socioeconômico que a Unesc realizou na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e está desenvolvendo na Associação do Extremo Sul Catarinense (Amesc) também foi apresentado.

“Dividimos com eles o que a gente faz de melhor, que é a educação de excelência e o compromisso com o desenvolvimento regional e a transformação da região. Foi um dia para marcar a história de aproximação da Unesc com essa importante região que é a Amurel”, finalizou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

Texto: Daniela Savi/Agecom/Unesc

Últimas