16.2 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Criciúma: Último dia do mutirão de vacinação contra a Poliomielite

O último dia do mutirão de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação será realizado neste sábado (1°). A iniciativa vai ocorrer das 9h às 16h, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciúma. Desde o início da Campanha Nacional, a Secretaria de Saúde vem realizando ações para mobilizar a população, que ocorreram nos Centros de Educação Infantil (CEIs) do município e nos três parques da cidade. A meta é atingir 95% do público-alvo, que são crianças de até cinco anos de idade.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, até o momento foram aplicadas 8.229 doses contra a Poliomielite e de Multivacinação, o que representa 74,8% do público. Somente no último sábado, foram vacinadas 130 crianças, sendo que dessas, 47 receberam doses contra a poliomielite. “Podemos aumentar ainda mais esse número neste sábado, que será a última chance para receber o imunizante. Em Criciúma, 11.001 crianças podem e devem tomar a vacina, mas ainda faltam 2.222 para que possamos atingir a meta de 95%”, afirmou.

É importante que os pais levem os filhos nesse último dia de mobilização. O imunizante contra a pólio é de extrema importância nos primeiros anos de vida, para evitar a paralisia infantil. Realizamos as ações durante os sábados para ajuda os responsáveis que não conseguem levar a criança durante a semana em uma Unidade Básica de Saúde”, ressaltou o secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira.

O esquema vacinal da poliomielite é composto por cinco doses. Até um ano de idade a criança recebe três doses, e dos 15 meses aos quatro aos ela recebe mais duas doses de reforço, a gotinha. Já na multivacinação, a caderneta é atualizada e inclui doses da Covid-19 e outras vacinas de rotina. No dia da vacinação, o menor de idade precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis e portando caderneta de vacinação

Últimas