16.6 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Criciúma inaugura ESF para alavancar saúde da grande Próspera

Criciúma

Os moradores da grande Próspera terão um novo equipamento em saúde a partir de hoje. Às 19h, será inaugurada a Estratégia de Saúde Familiar (ESF), onde antes existia o Pronto de Atendimento 24h do bairro.

Segundo Acélio Casagrande, secretário de Saúde de Criciúma, os objetivos serão aprimorar e humanizar os atendimentos à comunidade, dispondo de uma série de especialidades. A nova ESF contará com duas equipes do programa Saúde da Família, gabinete odontológico, pneumologia com espirometria, consultas com psicólogos e nutricionistas.

“Será a referência da Próspera em saúde. Os atendimentos serão ampliados para milhares de pacientes, que terão essas especialidades mais perto de casa. Sempre pensamos na humanização”, comenta Casagrande, que antecipou que, em breve outra ESF também será inaugurada no bairro Brasília, com as mesmas operações. “Os recursos já estão garantidos e logo colocaremos a obra em licitação”, informa.

A unidade a ser inaugurada na noite de hoje receberá oficialmente o nome de ESF Otto Chaves Pacheco. O investimento foi de R$ 1,2 milhão, frutos de emenda parlamentar do então deputado estadual Valmir Comin.

Otto foi a figura pioneira no comércio da grande Próspera, quando, há mais de 50 anos, abriu uma farmácia. “Seu Otto fez história com uma humildade de dar exemplo, sempre atrás do balcão, passou a vida buscando resolver os problemas de saúde das pessoas. E é na saúde que o seu nome ficará eternizado. Seu Otto seguirá ali, acolhendo os criciumenses como sempre fez em vida”, destaca Comin. O homenageado morreu em julho do ano passado, aos 81 anos.

Uma vida dedicada à saúde

Oto Chaves Pacheco nasceu em 1939, em Imbituba. Trabalhou como enfermeiro na adolescência em sua cidade natal e aos 18 anos ingressou no Exército Brasileiro para cumprir o exercício militar. Permaneceu em Tubarão por dois anos servindo à saúde, prática que havia se especializado.

Em meados de 1961, depois de pedir baixa do serviço militar, veio para Criciúma com o intuito de seguir o ramo farmacêutico. Segundo conta, seu prazer era ajudar as pessoas e compartilhar a experiência adquirida na área, que à época ainda era bastante precária.

Otto se estabeleceu em uma pensão e iniciou sua farmácia no mesmo local.  Já em 1962, casou-se com Zenaide Lineburger, com quem teve quatro filhos – Vera, Andréia (in memorian), Otto Júnior e Andrey.

No ano seguinte abriu a Farmácia Adriana, popularmente conhecida como Farmácia do Otto, na rua Engenheiro Loja, Próspera. Permaneceu atrás do balcão até 2021, atendendo a todos com seu conhecimento, carisma, respeito e humildade.

O entusiasmo de Otto o fez participar de diversas atividades na sociedade criciumense, como o Conselho Municipal de Saúde, o Lions Clube e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Esta é uma justa homenagem ao saudoso farmacêutico que tanto fez pela saúde da população do bairro Próspera”, finaliza Acélio Casagrande.

 

Últimas