Criciúma: Dia D de vacinação encerra com bons resultados

Somente no primeiro dia de vacinação em crianças, Criciúma já atingiu 15% da meta prevista nos dois imunizantes

Foto: Arquivo/Decom

- PUBLICIDADE -

Mais de 5,2 mil doses foram aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município no Dia D de vacinação da Campanha Nacional contra a Influenza e Sarampo, que ocorreu nesse último sábado, 30. Criciúma atingiu 45% da meta de vacinação contra a Influenza em idosos e 32% dos trabalhadores da saúde. Já no Sarampo, 35% dos trabalhadores da saúde foram imunizados e 15% das crianças, entre 6 meses e menores de 5 anos, receberam ambos imunizantes.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

“O Dia D encerrou com resultados espetaculares e ficamos contentes com o empenho de todos. No primeiro dia de vacinação em crianças, já conseguimos atingir 15% da meta estabelecida para o grupo. Além dos trabalhadores da saúde e os idosos que conseguimos alcançar excelentes índices”, frisou o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira.

Ao todo, foram aplicadas 3.011 doses de vacina contra a Influenza, sendo o maior número em crianças com 1.583. No Sarampo, foram 1.877 imunizantes aplicados, sendo também em crianças o maior índice, com 1.696. “Tivemos uma grande adesão nesse fim de semana, principalmente no grupo das crianças, pois sabemos que os pais ou responsáveis aproveitaram o sábado para deixar em dia a carteira de vacinação dos pequenos”, destacou o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco. “A nossa meta é de 90% de cobertura na prevenção da Influenza, totalizando 51.555 pessoas de todos os grupos contemplados. Já no Sarampo, é de 95%, que em números abrange 17.264 pessoas”, completou.

Os trabalhadores da área de saúde já podem receber as duas vacinas. As crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos também podem ser contempladas com os dois imunizantes. Já os idosos acima de 60 anos podem ser imunizados apenas contra a influenza. Este ano, a vacina contra a gripe é trivalente e protege contra os três tipos de vírus que circularam em 2021: H3N2, H1N1 e Influenza B.

A campanha iniciou no dia 4 de abril e segue até o dia 3 de junho. As vacinas estão disponíveis em todas as salas de vacinação do município. O morador deve comparecer na unidade mais próxima com a caderneta de vacinação e um documento de identificação pessoal. No caso de crianças, é necessário a presença de um responsável.

Grupos contemplados com a vacinação da Influenza

– Idosos acima de 60 anos;

– Crianças de 6 meses e menores de 5 anos (grupo contemplado com a vacinação do Sarampo também);

– Trabalhadores da Saúde (grupo contemplado com a vacinação do Sarampo também);

– Gestantes e puérperas;

– Povos indígenas;

– Professores;

– Pessoas com comorbidades;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema prisional;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

– População privada de liberdade.

*Via Governo de Criciúma

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.