Colégio Unesc faz recepção especial para os alunos do Enem

Uma estrutura foi montada na entrada da Universidade para receber e orientar os estudantes neste domingo (13/11)

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

O colégio Unesc preparou uma recepção especial para atender os alunos que participaram da primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ocorre neste domingo (13/11), na Universidade. Para isso, uma estrutura foi montada na entrada da Unesc para receber e orientar os cerca de 30 estudantes das segundas e terceiras séries do Ensino Médio do colégio Unesc. Houve, ainda, a distribuição de água, barra de cereal e picolé para os alunos que passaram pelo local.

A diretora do colégio, Mainara Figueiredo Cascaes, era uma das professoras que aguardava os estudantes, juntamente com os demais colaboradores para esse momento excepcional. “É uma oportunidade de ajudarmos a recarregar as energias para enfrentar essa maratona que é o Enem. São cinco horas e meia de prova e a gente sabe que não é fácil, por isso estamos aqui para recebê-los, dar um abraço, para descontrair, deixá-los leves e tranquilos para que consigam concentrar e fazer uma boa prova”, descreveu Mainara.

- PUBLICIDADE -

E estar com os professores nessa hora, dando um abraço e conversando, segundo Mainara, é extremamente importante para a concentração dos alunos.

Quem estava na expectativa para a prova era a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Beatriz Palhano, de 17 anos. “Me preparei e tive uma bagagem muito boa por parte do colégio. Estou ansiosa para a prova de redação”, disse. Beatriz vai optar para a área de humanas e está entre os cursos de Geografia e História.

 

Prepara Enem

Desde 2016 o Colégio Unesc realiza o Prepara Enem, que para a diretora Mainara, abre as portas não só da escola, mas da Universidade, para que todos os estudantes da região que queiram revisar e qualificar seus conhecimentos na preparação para o Exame. Neste ano, os aulões ocorreram nos dias 8, 22, 29 de outubro, e no dia 5 de novembro, no campus.

“Aqui, no colégio Unesc, além do apoio incondicional dos professores, da coordenação, da equipe de direção e da reitoria, eles contam com o Prepara Enem que é um projeto especial, no qual eles conseguem revisar, de forma divertida, de forma lúdica, os principais conteúdos do Exame”, explicou Mainara.

Quem aprovou a ideia e falou da importância da ação, foi o aluno do terceirão, João Pedro Lage, de 17. Segundo ele, o Prepara Enem foi uma grande oportunidade de conhecimento. “É uma oportunidade de recapitular mais o conteúdo. Com certeza vai me ajudar no resultado da prova”, comentou ele, que pretende fazer o curso de Odontologia.

A estudante Laura Macedo, 16 anos, também enfatizou a importância do Prepara Enem. A jovem pretende fazer o curso de Biomedicina e aproveitou, conforme ela, todos os ensinamentos durante o Prepara Enem. “Ao longo do ano nos dedicamos muito e agora não é diferente. O Prepara Enem foi muito importante e estou muito ansiosa e com as expectativas muito grandes para tirar uma boa nota no Exame”, sublinhou.

 

O Enem

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Eles também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para ter acesso à educação superior. A próxima etapa está marcada para o dia 20 de novembro.

Fonte: Daniela Savi/Agecom/Unesc

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.