17.8 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Ciclone extratropical traz em três dias a chuva esperada para agosto

Gustavo Milioli
Criciúma

A formação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico pode trazer 100 milímetros
de chuva até esta próxima quinta-feira na Região Carbonífera. Ventos de até 60 quilômetros por hora também são aguardados no Sul Catarinense, com as rajadas mais fortes se concentrando no costão da Serra Geral. O dia mais crítico deve ser amanhã, estima Márcio Sônego, climatologista Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“Vamos ter uma chuva volumosa nestas próximas 48 horas em toda a região. A vantagem é que será uma precipitação bem espalhada. Poderemos ter alguns alagamentos pontuais, mas com a distribuição, os males serão menos piores do que se fosse uma chuva concentrada”, destaca.

As maiores rajadas de vento deverão ser registradas no Litoral Norte do Estado. “Aqui no Sul, na quarta-feira, deveremos ter ventos a 60 quilômetros por hora no costão da serra. Já em Criciúma, não passará dos 40 quilômetros por hora”, acrescenta Sônego.

A previsão de instabilidade fez com que a Defesa Civil de Santa Catarina emitisse um comunicado meteorológico alertando para possíveis estragos. O ciclone deverá trazer a quantidade de chuva que já era a aguardada para todo o mês de agosto.

“É bom o pessoal ficar de olho para deslizamentos, principalmente quem mora em locais próximos a morros ou aterros. É um volume de chuva considerável. Em agosto, a precipitação total média chega a 127 milímetros. Ou seja, tudo indica que teremos em apenas três dias quase a totalidade do previsto para o mês”, pondera o meteorologista da Epagri.

Pesca é desaconselhada

Com a maré em alta, a pesca é totalmente desaconselhada para os próximos dias no Estado. O mar de ressaca pode trazer sérios prejuízos a quem ousar enfrentá-lo. “O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica, e com isso o mar se expande e fica mais agitado”, completa.

A instabilidade só termina na próxima sexta-feira, com o sol voltando a predominar. Antes, outras regiões de Santa Catarina, como o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis, devem registrar um acumulado de chuva de até 150 milímetros, ondas de até cinco metros e rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora.

Os meteorologistas da Defesa Civil estarão monitorando os modelos e, ao longo da semana, irão atualizar os avisos de acordo com as previsões.

Últimas