14 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Balneário Rincão: aumento nos casos de Covid enchem Unidade de Saúde

A Unidade de Saúde Central do Balneário Rincão está lidando, durantes os últimos dias, com uma lotação considerável. Pessoas se aglomeram aguardando atendimento na entrada da unidade. Isso se deve ao aumento no número de casos de complicações respiratórias que está sendo registrado em várias regiões do mundo. Além das ocorrências de gripe e Covid, o município também conta com a grande quantidade de pessoas turistando pelo local devido a alta temporada de verão.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A população do Rincão que, na baixa temporada, gira em torno de 15 mil habitantes, passou a ter cerca de 200 mil pessoas durante as festas de fim de ano. Conforme o coordenador da Atenção Primária em Saúde do Balneário Rincão, Diego Floriano de Souza, isso faz o movimento aumentar, não só na saúde, mas em todos os locais públicos onde há circulação de pessoas.

“Na saúde identificamos este aumento também. No entanto, em um levantamento que vem sendo realizado por nossa equipe de saúde no centro de triagem, ontem (terça-feira, dia 4) tivemos 21 casos positivos para Covid. Tudo isso contribuiu no aumento da demanda e procura pelos serviços de saúde”, informou o coordenador.

Ele acrescenta que, na Unidade de Saúde, a equipe trabalha com uma estratégia de acolhimento chamada acesso avançado. As questões menos urgentes são agendadas e as de maior gravidade têm prioridade.

“Sim, claro, aumentou a procura em todos os serviços! Mas então, a equipe da unidade avalia caso a caso e os que são classificados como urgentes recebem atendimento no dia. Os de emergência são direcionados ao hospital como manda o protocolo. Também deixamos alguns horários para as urgências que possam aparecer durante o dia”, concluiu Diego.

Últimas