28.1 C
Criciúma
terça-feira, abril 23, 2024

Segurança é aprimorada no Balneário Rincão

Érik Borges

Balneário Rincão

Com uma população estimada em 13 mil pessoas, Balneário Rincão cresce a cada ano e, junto com o município, o efetivo policial também aumenta. Com a ampliação no quadro de policiais militares nos últimos meses, a cidade conta com 13 PMs atuando no combate e prevenção à criminalidade, seja através de programas voltados à proximidade com a comunidade ou também em ações de repressão aos atos ilícitos.

O sargento comandante da PM no Rincão, Reginaldo Rzatki conta que diversas ações estão em andamento no município, como as rondas comerciais para oferecer uma maior sensação de segurança aos comerciantes; apreensões de drogas e armamentos; ocorrências de perturbação ao sossego alheio; combate à violência doméstica, dentre outras. “Essa expansividade no efetivo fez com que eu pudesse colocar uma guarnição exclusiva para a ronda comercial. Isso aconteceu a partir de abril. Chegaram seis novos policiais ao Rincão neste ano por conta da última formação de soldados que veio agregar aos que já tínhamos. O sangue novo dos policiais que chegaram aqui, trouxeram excelentes resultados”, explica Rzatki.

Atenção especial

O sargento ressalta que os governos estadual e municipal dão uma atenção especial com relação aos equipamentos necessários para a polícia. Segundo o comandante, a tropa está muito bem municiada com armas de alto calibre, como fuzis e espingardas. “Isso nos trouxe uma qualidade, proporcionando que os policiais trabalhem com mais segurança. Temos que destacar o grande número de drogas apreendidas no desmantelamento de focos de distribuição de material ilícito”, ressalta Rzatki.

De acordo com o sargento, o combate às drogas é um ‘trabalho de formiguinha’, mas que traz um grande prejuízo ao tráfico. Conta também que o Rincão é conhecido por ser um município tranquilo e apaziguador, que propicia uma vida noturna sossegada. “À noite, após às 23h já não tem muito movimento. E geralmente quem fica na rua são as pessoas que fazem uso de droga. Então isso facilita o trabalho da polícia. Estamos diuturnamente no trabalho coibindo a criminalidade”, diz Rzatki.

No Rincão existem oito rede de vizinhos atualmente, que consiste em uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária e reúne vizinhos para atuarem em cooperação.

Outro objetivo do programa é de fomentar parcerias e fortalecer as relações e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, assim como aumentar a vigilância natural para prevenir e restaurar problemas de ordem pública. “Temos a intenção de ampliar para mais comunidades”, pontua Rzatki.

Últimas