17.6 C
Criciúma
quinta-feira, março 28, 2024

Operação Primavera da Defesa Civil de Urussanga visa minimizar desastres

Com a chegada desta estação, o Governo de Urussanga, estabeleceu através do Decreto GP/N° 87, de 20 de outubro de 2021, a abertura da “Operação Primavera”, atividade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a fim de aumentar a resiliência do município e minimizar riscos e desastres com a cooperação da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e demais órgãos da esfera estadual e municipal.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

As estatísticas mostram que a Primavera é o período do ano onde ocorreram os eventos climáticos com maior capacidade destrutiva em Santa Catarina. Urussanga intensificará suas atividades no período da primavera com ações de preparação, mitigação, minimizando riscos e impactos à sociedade, salvaguardando vidas, prevenção de riscos e desastres.

Maior Número de tempestades

O grande número de ocorrências meteorológicas na primavera é causado pelo choque de massas de ar frio ainda presentes sobre o hemisfério sul com as massas de ar quente, mais frequentes a partir deste período.

Este quadro meteorológico ainda é reforçado pela localização geográfica do Estado de Santa Catarina, que está situado em uma das regiões mais favoráveis para a formação de tempestades severas e eventos meteorológicos intensos da América do Sul.

Em Urussanga, algumas regiões mais altas, como Belvedere, Santana, Morro da Lagoa, existe uma maior probabilidade dos impactos dos vendavais, que com uma combinação de fortes chuvas, granizo, ou até mesm tornados, pode acarretar fortes prejuízos aos cidadãos.

“Precisamos estar constantemente em alerta, diminuirmos os impactos gerados por eventuais quadros meteorológicos desfavoráveis e aumentar a resiliência do município, minimizar riscos e desastres”, pontua o coordenador da Defesa Civil, Rafael Salles.

Últimas