27.6 C
Criciúma
terça-feira, abril 23, 2024

Estadual: Motorista é surpreendido por cobra de 1 metro dentro do carro

Uma cobra falsa-coral, de aproximadamente um metro de comprimento, foi encontrada dentro de um carro no bairro Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, nesta sexta-feira (11).

Com a surpresa de encontrar a serpente dormindo, o dono de uma Fiorino chamou a equipe da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) para fazer o resgate. Segundo os profissionais da fundação, a cobra estava calma e, após captura foi solta em uma área de mata, longe da cidade.

Gilberto Ademar Duwe, biólogo da Fujama, explicou que a cobra falsa-coral (Oxyrhopus clathratus) é uma espécie que possui veneno, porém, mais fraco. Outra diferença é que a cobra falsa-coral tem as presas mais no interior da boca, o que dificulta a picada.

“É mais difícil injetar a toxina, ela precisa ficar mordendo por um tempo maior para que o veneno escorra e entre no corpo da vítima”, explica o biólogo.

Diferenças entre a verdadeira e a falsa

O biólogo afirma que as diferenças entre as cobras corais e as falsas-corais não são tão fáceis de identificar, por isso, é importante que as pessoas não mexam ou tentem capturá-las sem auxílio de um profissional.“Temos no Brasil cerca de trinta espécies de corais verdadeiras e mais de 60 de falsas-corais, então, não existe uma regra para identificá-las, tem que tomar cuidado”, alerta.

Nesta época do ano, com as temperaturas em declínio, é comum as serpentes procurarem locais mais quentes para se protegerem das condições do tempo. Desta forma, podem entrar em casas, carros e outros ambientes.

Por conta disso, o biólogo pede atenção e cuidados ao realizar limpeza de alguns locais, como ranchos, por exemplo.

Em Jaraguá do Sul, a Fujama atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h. Fora deste horário, o contato deve ser feito com os Bombeiros Voluntários.

Últimas