Defesa Civil acompanha ocorrências relacionadas ao tempo na região

Além do órgão, o setor de serviços urbanos do município também trabalha para evitar problemas maiores

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Durante a madrugada desta terça-feira, 14, os ventos chegaram a 80 km/h na região. Desde o início da manhã, a Defesa Civil de Içara acompanha e atende pequenas ocorrências. Na rua Rui Barbosa a chuva acabou ocasionando um alagamento pontual. Os rios dos anjos e dos porcos, que estão acima do nível normal, também estão sendo monitorados. “Até o momento, Içara apresentou alguns pontos de alagamento principalmente na região do Rio dos Porcos, mas de maneira controlável. A área está sem grandes danos e prejuízos a população”, conta o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.

A Defesa Civil atendeu ainda um destelhamento de casa no Loteamento Lima, além da queda parcial de uma árvore no bairro Aurora. Já os trabalhadores do setor de serviços urbanos do município também estão nas ruas, principalmente na limpeza de bocas de lobo para evitar problemas maiores.

- PUBLICIDADE -

“São ocorrências simples, nenhum dano maior. Estamos na rua e pedimos caso a população tenha alguma situação de risco nos informem pelo telefone: 199”, disse o secretário da Defesa Civil de Içara, Vitor Cardoso Dutra.

Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, a previsão para o longo desta terça-feira é a atuação de uma frente fria que mantém a condição para chuva persistente em grande parte do estado no período da manhã. A região litoral sul segue em observação.

Frente fria: alerta para rajadas de vento e chuva intensa em SC

Em Santa Catarina, a previsão é de que uma frente fria continue ocasionando chuvas durante toda a semana, com temporais isolados e rajadas de vento de 40km/h a 70km/h.

Nesta terça ,14, de acordo com o meteorologista Victor Meireles, da Defesa Civil do Estado, a atuação de uma frente fria ocasiona chuva em todas as áreas de SC e com volumes altos em curto intervalo de tempo. Ainda ocorrem temporais (com chuva de forte intensidade com raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo) isolados pelo Estado.

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais, chuva intensa e volumosa. À tarde, devido a maior presença das nuvens as temperaturas máximas não sobem em boa parte de SC. No Planalto Sul chega aos 18°C, na porção Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte variam de 20°C a 24°C. Já no Baixo/Médio Vale e Litoral Norte chegam aos 27°C.

“A previsão é de ventos de quadrante Norte girando para Sul com moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 60 km/h) no Centro-Leste e, pontualmente, podendo ser mais intenso”, completou o meteorologista.

Chuva e temperatura amena até a Primavera

Segundo o Corpo de Bombeiros, as principais ocorrências relacionadas ao tempo foram atendidas nos municípios de Mondaí, Descanso, Belmonte, Palmitos, Iporã do Oeste, Águas de Chapecó, Dionísio Cerqueira, Itá, Peritiba e Chapecó. Imóveis foram destelhadas e 30 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem energia elétrica.

A Primavera começa no próximo dia 22 e o tempo deve permanecer instável. “Período com chuva mais frequente e totais mais elevados em SC, devido a influência de cavados (área de baixa pressão) e passagem de sistemas frontais. Por vezes, a chuva deve ocorrer acompanhada de temporais localizados com granizo. Essa condição alterna com períodos de melhora no tempo e aberturas de sol, mas praticamente tem chuva prevista para todos os dias. A temperatura em geral estará amena, sem calor e frio intenso”, completou a meteorologista Gilsânia Cruz.

Via ND Mais

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.