21.3 C
Criciúma
terça-feira, abril 23, 2024

Comparativo dos últimos três meses mostra aumento de roubos no Rincão

Érik Borges

Balneário Rincão

Um comparativo entre os três últimos meses de 2021 com o mesmo período do ano passado mostra que esses 90 dias foram mais violentos que em 2020. Isso porque foram registrados oito assaltos entre julho, agosto e setembro deste ano, enquanto no ano passado foram apenas três.

Quando o comparativo se dá entre os nove primeiros meses de 2020 e 2021, o número de roubos se é de 15 em cada período.

O mês deste ano em que mais houve o registro de roubos foi fevereiro, durante a alta temporada de verão. Já no ano passado, o mês que mais apresentou esse tipo de crime foi junho, com quatro.

De acordo com o comandante da PM no Rincão, sargento Reginaldo Rzatki, muitos roubos são realizados por integrantes da própria família das vítimas. “Então é uma coisa que eu não digo que é esperado. A gente esperava que fosse bem reduzido, mas está dentro do padrão, infelizmente. Alguns roubos foram bastante localizados. Muitas vezes são familiares roubando familiares ou conhecidos”, explica Rzatki.

Média de um furto a cada dois dias no município

O número de furtos apresentou redução entre o ano passado e 2021. Porém, a média continua sendo de aproximadamente um furto a cada dois dias no município. Foram registrados 147 em 2020, enquanto neste ano foram 133. Os meses que mais registraram furtos neste ano foram abril e maio, com 19 cada um. Já no ano passado, o mês de maio contou com 22 ocorrências dessa natureza.

“De modo geral, não é o número esperado. A gente trabalha e batalha diuturnamente, temos o 190 à disposição, policiamento, ronda comercial para que a gente possa reduzir ainda mais os índices. Gostaríamos que fosse menor, mas não depende única e exclusivamente da PM. O judiciário tem que contribuir, assim como o cidadão, em trancar bem as residências e comércios, trazendo dificuldade ao meliante nos crimes de furto”, declara Rzatki.

Impunidade

Ele lamenta o fato de que, muitas vezes, o suspeito é preso em flagrante e liberado logo na sequência na delegacia. “Em muitos casos a Justiça entende furtos são delitos pequenos e o autor não acaba recebendo a devida sanção. Ele é preso em flagrante, solto de imediato e fica com essa sensação de impunidade. Assim, ele acaba voltando a praticar o mesmo ato”, destaca Rzatki.

O comandante ressalta que Balneário Rincão tem o estereótipo de ser um município composto por veranistas, onde as casas ficam fechadas durante a baixa temporada, com as pessoas retornando para Criciúma demais cidades. “O furto a gente tem uma demanda muito grande. Nós esperávamos que esses números baixassem consideravelmente e não tivéssemos esse numero. Esses furtos são todos bem amplos. é uma televisão, uma máquina de cortar grama, um botijão de gás, celular, objetos desse tipo”, detalha Rzatki.

Assaltada enquanto assistia à missa

Um dos assaltos mais recentes no Rincão aconteceu no início deste mês, quando uma mulher foi amordaçada e amarrada por dois bandidos durante um assalto a residência no Centro da cidade.

O crime aconteceu na rua Espírito Santo. A vítima relatou que eles entraram na casa no momento em que ela assistia missa na televisão. Os assaltantes armados com um revólver, entraram na casa, amarraram a vítima, além de terem a amordaçado e prendido ela no banheiro. Foram subtraídos uma televisão e R$ 750, além de joias.

Últimas