17 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Até o Natal, segurança reforçada no centro de Criciúma

Criciúma

As estratégias para garantir maior segurança aos moradores do Centro de Criciúma, especialmente no período do fim de ano, já estão sendo colocadas em prática pela Polícia Militar (PM), em uma operação desenvolvida em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Em virtude dos horários estendidos de Natal, as atenções se voltam ao alto fluxo de pessoas que passam a frequentar a área e, por consequência, o aumento de delitos, como assaltos a estabelecimentos e cidadãos.

De acordo com o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Sandi Muris Sartor, a Operação Natal já está em vigor em Criciúma. “Colocamos guarnições extras, ostensivas, visando dar maior segurança para os munícipes, comerciantes e empresários, que acabam estendendo seus horários para poder atender a demanda. A operação foi deflagrada, em conjunto com a CDL, para fazer essa segurança mais aproximada deste período”, explica.

Ainda conforme o comandante, o efetivo do 9º BPM não foi reforçado, nem reduzido, apenas remanejado. “Estamos otimizando nosso recurso humano e também trabalhando com escalas extraordinárias, puxando alguns policiais de folga para cumprir escalas neste período”, enfatiza Sandi. Em locais públicos com possíveis aglomerações, badernas ou depredações, guarnições foram designadas especialmente para atuarem em áreas já mapeadas pela Polícia Militar.

“Nós destacamos, há algumas semanas, uma guarnição exclusiva para realizar o policiamento nesses locais, que iniciam durante a noite e vão até o outro dia pela manhã. Tem dado em resultado, tendo em vista que estamos acompanhando a redução quase que a zero de danos e depredações em patrimônios públicos, como enfeites e iluminações de Natal, em locais públicos”, pontua o comandante.

De acordo com o presidente da CDL de Criciúma, Tiago Marangoni, o pedido por mais segurança durante este período foi prontamente atendido pela PM. “Principalmente, nessa questão do horário estendido no Centro. Temos rondas para os consumidores fazerem as suas compras com mais tranquilidade. A polícia também está acompanhando toda essa movimentação na madrugada, tentando coibir algum tipo de depredação ou vandalismo”, pontua.

A Operação Natal promovida pelo 9º BPM segue até o dia 24 de dezembro. “Ainda que nos fins de semana a cidade fique vazia, nós continuamos com o mesmo policiamento, não reduzimos até o dia 24 de dezembro, continuamos com as mesmas guarnições”, finaliza o comandante.

Últimas