Vereadores se reúnem para resolver a atual situação da Barra Velha

Localizada no limite entre os municípios de Balneário Rincão e Araranguá, a comunidade sofre com a falta de manutenção, incentivo e investimentos públicos por parte de Araranguá

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores de Araranguá, proposta pelos vereadores do Balneário Rincão, ocorrida na noite de ontem na comunidade de Barra Velha, contou com a presença de um pouco mais de 100 pessoas, dentre moradores, vereadores dos dois municípios envolvidos, prefeito e vice do Balneário Rincão, Jairo Custódio e Luiz Gustavo Laurindo. Localizada no limite entre os municípios de Balneário Rincão e Araranguá, a comunidade sofre com a falta de manutenção, incentivo e investimentos públicos por parte de Araranguá.

Há mais de 20 anos, os moradores pedem uma solução para estes problemas, já que apenas o município de Balneário Rincão oferece atendimento na saúde, educação, abastecimento de água e serviços de infraestrutura. O território pertencente a Araranguá sofre com o abandono. O vice-presidente da Associação de Moradores, Adilton Gomes, adianta que a população se sente abandonada pelo município, pois constata as melhorias feitas por parte do Balneário Rincão e ao chegar na parte araranguaense é visível o descaso por parte do Poder Executivo.

- PUBLICIDADE -

O presidente da Câmara Municipal de Balneário Rincão, o vereador Ademar Darolt, MDB, colocou-se a favor da desanexação, mas adianta que como o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, representado no ato pelo diretor superintendente da FAMA, Maureci Raul Rodrigues, é contra o desmembramento, ele pede soluções urgentes por parte do município. “O que não pode é a população que mora na parte de lá continuar abandonada”, ressalta o presidente.

Já o presidente da Câmara Municipal de Araranguá, o vereador Diego Pires, PDT, diz que aguardará um posicionamento do prefeito Cesar Cesa já no próximo semestre, e se até lá a coisa não for resolvida ele, junto ao presidente da Câmara de Balneário Rincão, deve recorrer às esferas superiores para resolver a situação.

Fizeram-se presentes ao ato, além do presidente da Câmara do Balneário Rincão, os vereadores Airton Ferreira, Jorge da Luz, Juninho Venturini e  Luiz Carlos Pinto, estes do MDB, Negão do Braz, Carlão da CP, Jucemar Vargas, do PSD, e Marlene Locks, do Avante.

Prefeito do Balneário Rincão pretende resolver o impasse logo

O prefeito Jairo Custódio, MDB, adianta que já procurou o prefeito Cesar Cesa, MDB, e que estará com o gestor neste segundo semestre de 2021, a fim de resolver o impasse e chegar a um denominador comum o mais rápido possível. “Esta Audiência Pública veio para abrir os debates e ouvir os anseios da população local”, adianta o prefeito, que garante que a população não ficará desassistida até que se apresente uma solução viável.

Prefeito de Araranguá é contra a desanexação

Maureci Raul Rodrigues, diretor superintendente da FAMA, que representou o prefeito Cesár Cesa na audiência, enfatiza que o chefe do Poder Executivo é contra o desmembramento e que ele não abrirá mão do território, por vê-lo como soberano, mas que brevemente o município de Araranguá passará a oferecer os serviços necessários para a manutenção daquela parte da localidade.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.