22.8 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Araranguá: aprovado anteprojeto para serviço de reabilitação pós-Covid

As sequelas pós-covid e a recuperação do paciente que foi diagnosticado com a doença foi um dos assuntos debatidos pelo vereador Luiz José de Souza, o Luiz da Farmácia (PL) no Poder Legislativo. Na noite desta quarta-feira (16) o professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Araranguá, Aderbal Aguiar, esteve na Câmara de Vereadores a convite do vereador Luiz para explanar sobre a tema para os 15 legisladores e tratar sobre estudo e tratamento da doença realizado pela UFSC em parceria com o Hospital Regional de Araranguá.

O professor salientou sobre a gravidade da contaminação pela Covid-19. “O vírus atinge todas as células do corpo. Em um estudo que estamos realizando verificamos que 67% destas pessoas apresentaram sequelas. Elas permaneceram com cansaço e dores musculares”, disse Aderbal.

Aprovação de anteprojeto

O vereador Luiz da Farmácia aproveitou a presença do professor e aprovou um anteprojeto que autoriza que o município formalize uma parceria com a UFSC para implementar o serviço RE2SCUE em Araranguá, que é um projeto que está em andamento junto do HRA.

A ideia segundo o vereador é que o serviço seja destinado para pacientes com sequelas da Covid-19 e visa avaliar e dar tratamento aos infectados pelo vírus. “É evidente que essas sequelas afetam vários órgãos e sistemas do corpo, causando diminuição da qualidade de vida e capacidade de trabalho da população, afetando tanto a saúde, quanto a família e economia”.

Conforme Luiz, o atendimento é essencial . “Os centros de reabilitação especializados são urgentes para esta nova demanda de saúde pública, pois está claro que os cuidados aos pacientes não desaparecem após alta hospitalar. Araranguá poderá prestar um atendimento de referência e humanizado”, defendeu o autor da proposta.

Últimas