15.6 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Transparência norteia o trabalho do pré-candidato Napoleão Bernardes

Criciúma

Napoleão Bernardes é um dos pré-candidatos a concorrer ao cargo para assumir o Governo do Estado pelo Partido Social Democrático (PSD). Ex-prefeito de Blumenau por dois mandatos, o político, que esteve em Criciúma na tarde de ontem para visitas partidárias, bem como acadêmicas, permanece com a agenda estendida no Sul até esta quinta-feira. Com uma experiência notória, ele tem como principais fatores que impulsionam o trabalho, a transparência e eficiência.

“Estamos em uma rodada de visitas partidárias, mas, em paralelo, também tenho feito visitas acadêmicas porque o meu doutorado está sendo concluído. O estudo é justamente liderança e gestão pública para os novos tempos. Muitas pessoas têm discutido o presente, mas na gestão pública dinâmica a gente tem que discutir o presente com olhar para o futuro. Tenho debatido muito com classe produtiva e empresarial, mas a acadêmica justamente esses temas”, explica o pré-candidato.

Conforme Bernardes, a rotina tem sido dividida em duas etapas: a política e a profissional-acadêmica. “Minha vinda ao Sul tem o pilar dessa linha de pesquisa, prospecção e construção de futuro e, a outra, é partidária. O partido fez uma reunião e deliberou entre seus 90 prefeitos e vice-prefeitos, quatro deputados estaduais e três federais, que eu sou um dos três pré-candidatos do PSD ao governo”, acrescenta.  “Com muita humildade, eu tenho vindo conversar com as lideranças partidárias para construção desta pré-candidatura, ouvindo as prioridades, demandas e me colocando à disposição”, completa.

Napoleão tem percorrido os quatro cantos do Estado a fim de manter diálogo com as lideranças e fortalecer a pré-candidatura. “Eu tive uma rodada individual em cada um dos municípios de conversas partidárias para colocar a possibilidade do meu nome como pré-candidato a governador. Houve essa consolidação. Agora, vou voltar a cada uma dessas cidades coletando informações, subsídios, dados, prioridades e reforçando meu desejo da candidatura”, frisa.

Em Criciúma, o pré-candidato fez uma visita institucional ao prefeito Clésio Salvaro, o vice Ricardo Fabris e dois vereadores do mesmo partido, Salésio Lima e Juarez de Jesus. Bernardes também tem encontro marcado com a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), bem como o do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Guilherme Valente de Souza e outras lideranças de Orleans. “Tenho percorrido os municípios na linha partidária por um lado e na linha acadêmica por outro”, enfatiza.

Napoleão Bernardes foi vereador por um mandato, aos 25 anos, sendo o mais jovem votado na história de Blumenau. O mesmo título foi alcançado na primeira eleição, quando tinha 29 anos e recebeu 70% dos votos. Em 2016, foi reeleito com a maior votação de Santa Catarina no segundo turno.

“A nossa gestão foi marcada com ênfase total em transparência com um instrumento para realizarmos mais e melhor. Nosso norte sempre foi esse, a eficiência da gestão pública norteada pela transparência. Com isso, acabei sendo reconhecido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) como gestor público do ano, em 2016”, ressalta o pré-candidato. “Também fui convidado para ser o conferencista de abertura em Washington na sede do Banco Mundial, do Fórum Global, sobre governança e transparência. Fui o único brasileiro convidado a palestrar, em inglês, para líderes de todo o mundo sobre o assunto. Isso mostra que a partir de experiências locais, a gente tem o que mostrar para o mundo”, complementa.

Bernardes define como foco principal do trabalho, a transparência, inovação e coragem atreladas à clareza na tomada de decisões. “Não dá para ter um olhar estanque, individualizado, porque uma coisa leva a outra. Na verdade, a busca por transparência em um aspecto, gera eficiência em outro e pode trazer a capacidade de investimento. O trabalho da gestão pública tem que ser muito interconectado”, pontua o pré-candidato pelo PSD.

O desafio traz entusiasmo a Bernardes. “Santa Catarina é um estado extraordinário, mas que pode muito mais, evidente. Essa questão de projetar o Estado para o mundo e buscar as oportunidades é espetacular. No Sul, especificamente, a gente tem algo que é único. Temos uma conjunção de fatores, o Porto de Imbituba, o Aeroporto de Jaguaruna, a BR-101 duplicada, a Ferrovia Tereza Cristina. Isso é um ativo que poucos lugares no mundo tem”, finaliza.

Últimas