16.8 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

DEM e PSL se unem para formar um novo partido, o União Brasil

O Partido Social Liberal (PSL) e o Partido Democratas (DEM) são a partir de agora um partido apenas. A homologação da fusão das duas siglas foi realizada nesta quarta-feira, dia 6, em evento nacional conjunto, em Brasília (DF). Está oficializado que o novo órgão partidário passa a se chamar União Brasil. Juntamente com a definição do nome, foi definido o estatuto da agremiação, além disso definiu-se que o 44 será o número a ser utilizado.

“Este é um momento muito importante. Ficamos muito feliz com a união desses dois partidos, que já eram grandes, bem instituídos, e agora juntos, formando um partido apenas, têm mais força ainda para ajudar o Brasil a escolher o caminho de um desenvolvimento pleno”, coloca o presidente do PSL de Içara, Josimar da Silva.

Com a fusão entre PSL e DEM, o União Brasil inicia sua trajetória com 81 deputados federais e sete senadores. “Nacionalmente é uma representação muito grande, já se tornando o maior partido da Câmara Federal. Em Santa Catarina também há uma representatividade considerável”, aponta.

A fusão dos dois partidos nesta quarta-feira foi feita por aclamação. Nas duas últimas semanas as siglas já haviam realizado eventos próprios e acordado caminhar nesta direção. “Com a homologação por parte dos diretórios nacionais, na sequência teremos definições sobre o novo partido a nível estadual e com isso também passaremos a alinhar a situação a nível municipal. Acreditamos que com o partido bem constituído na cidade, Içara tende a ganhar muito com esta fusão”, destaca Silva.

O próximo passo de formação do novo partido agora é a análise no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que precisa aprovar a sigla, para que somente então esteja de fato instituída como órgão partidário, formalmente.

Últimas