23.8 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Câmara aprova moção de repúdio contra exploração de petróleo na região

Os vereadores de Araranguá aprovaram uma moção de repúdio endereçada à Agência Nacional do Petróleo (ANP) em razão da 17ª rodada de concessão de blocos de exploração de áreas marítimas na região do Extremo Sul Catarinense.

O assunto gerou debate na Casa Legislativa e os autores da proposição, Jair Anastácio (PT) e Luiz da Farmácia (PL) defenderam a moção após terem participado de uma audiência pública que aconteceu na Câmara de Vereadores no último dia 29, na qual especialistas frisaram a preocupação com a concessão dos blocos de exploração.

A moção aprovada na Câmara também foi aprovada em outras cidades, essas que compõem a Bacia de Pelotas e esse movimento fez com que no leilão marcado para esta quinta-feira (07) ficasse deserto, ou seja, sem a presença de nenhuma empresa para a exploração dos resíduos na localidade.

Para o vereador Jair Anastácio, a aprovação da moção é uma vitória, bem como o não surgimento de interessados na exploração. “Realizamos esse debate na nossa cidade e normalmente as empresas deixam de manifestar interesse quando o assunto não é unanimidade no território da bacia. A não a aprovação desta moção é uma vitória daqueles que se preocupam com as questões ambientais, já que é sabido que com a exploração possíveis vazamentos poderiam acontecer e desta forma prejudicar o meio ambiente e a economia, já que muitas pessoas vivem da pesca e do turismo no litoral”, defende Jair.

Últimas