Urussanga: programação especial marca aniversário de fundação

Cidade de 21 mil habitantes é considerada o principal núcleo da colonização italiana no Sul do Estado e conhecida pela qualidade dos vinhos, a saborosa gastronomia e a tranquilidade interiorana

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Foi no dia 26 de maio de 1878 que chegaram a Urussanga os primeiros imigrantes italianos, oriundos da Província de Belluno, região do Vêneto. Assim, hoje, o município celebra 143 anos de fundação.

Desde então, Urussanga é consagrada como o principal núcleo da colonização italiana no Sul de Santa Catarina. A qualidade dos vinhos e espumantes, a saborosa gastronomia, a tranquilidade interiorana e a cultura típica do país colonizador são os aspectos que mais chamam a atenção.

- PUBLICIDADE -

É a detentora do maior e mais expressivo patrimônio histórico e arquitetônico da etnia italiana no Estado, bem como na preservação da tradição, com os costumes dos antepassados presentes até os dias de hoje. A língua italiana, ensinada nas escolas municipais, as canções e a alegria das festas culturais tradicionais Vindima Goethe, Ritorno Alle Origini e Festa do Vinho demonstram como o povo urussanguense preserva o seu passado.

A Prefeitura de Urussanga, através das Diretorias de Cultura e Turismo, elaborou uma singela programação para comemorar a passagem de mais um aniversário. Os eventos seguirão todos os protocolos de segurança de saúde pública, evitando a aglomeração de pessoas e respeitando o distanciamento social, visto que a pandemia do novo coronavírus continua em estágio alarmante.

Programação

Será exposta na Praça Anita Garibaldi uma retrospectiva fotográfica, com 26 banners, número este alusivo ao dia da fundação de Urussanga, evidenciando momentos atuais e manifestações tradicionais vivenciadas ao longo de história.

A exposição estará dividida em 26 tópicos: 1 Agricultura, 2 Alegria, 3 Artesanato, 4 Carvão, 5 Celebração, 6 Centenário, 7 Educação, 8 Empatia, 9 Esperança, 10 Família, 11 Fé/Religiosidade, 12 Festa do Vinho, 13 Gastronomia, 14 Magnólia Branca, 15 Patrimônio Histórico, 16 Polenta, 17 Presente, 18 Progresso, 19 Ritorno Alle Origini, 20 Saúde, 21 Solidariedade, 22 Tradição, 23 Vindima, 24 Vinho, 25 Imigração e 26 Turismo.

O dia 26 terá seu toque de alvorada com ressoada festiva dos sinos da torre às 8 horas. Na Praça Anita Garibaldi, a partir das 9 horas, ocorrerá a tradicional cerimônia de Deposição da Corbelha de Flores, no Monumento ao Imigrante Italiano do chafariz, executada pelas autoridades municipais e representantes culturais, em memória aos bravos imigrantes que colonizaram Urussanga.

Às 15 horas será realizada a Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, cerimônia concelebrada pelos párocos de Urussanga e região e presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach. A missa será cantada pelo Coral Santa Cecília e pelos professores da Escola de Música do Município. Após a cerimônia, serão distribuídas fatias de bolos aos presentes com o intuito de confraternizar e compartilhar a prosperidade.

Agende-se

8h – Alvorada festiva com ressoada dos sinos da matriz;

9h – Deposição de coroa de flores no monumento aos imigrantes italianos no chafariz na Praça Anita Garibaldi, com a presença de autoridades, representantes do trade cultural e comunidade. O ato será acompanhado pelo toque de silêncio, executado pela Orquestra Municipal.

15h – Santa Missa em Ação de Graças aos 143 anos de fundação de Urussanga.  Será concelebrada pelos párocos da região e presidida pelo Bispo Diocesano de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach.  A missa será cantada pela Associação Coral Santa Cecília e Prof. de Música das Oficinas de Arte do Município.

Você sabia?

Nome: “Urussanga” provém do tupi antigo e significa “água muito fria”. É o nome do principal rio que banha a cidade

População: 21.344 habitantes, segundo o IBGE 2019

Extensão territorial: 240.476 quilômetros quadrados

Cidades próximas: Orleans, Lauro Müller, Cocal do Sul, Pedras Grandes, Treviso e Siderópolis

Região Turística: Encantos do Sul

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.