Turvo: 50 mil quilos de material reciclável já se tornaram produtos

É pago um valor por quilo conforme a categoria, sendo revertido em ticket da Feira da Agricultura Familiar

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Desde de março até setembro, já foram trocados mais de 47.726 quilos de materiais recicláveis por produtos da Feira da Agricultura Familiar de Turvo. O material terá como destinação final a reciclagem.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente, engenheiro ambiental Gustavo Simon, observa que lixo é uma mistura indesejada, é descarte, gera gastos, porém quando separado, passa a ser resíduo, e resíduo é reaproveitável, reutilizável, reciclável, gera renda e emprego. “Por isso da importância de separar seus materiais em casa e entregar nos locais adequados, pois evita-se que estes materiais acabem no meio ambiente, contaminando nossos rios, entupindo bueiros e causando alagamentos. Separando nós conseguimos reintroduzir esses resíduos na cadeia produtiva, que servem de matéria-prima para fabricação de novos produtos, com isso economizamos energia, conservamos nossos recursos naturais e aumentamos a vida útil dos aterros sanitários”, enfatiza o engenheiro ambiental.

- PUBLICIDADE -

Entre os materiais mais recebidos estão vidros, seguido de papelão.  Mas no programa de troca recebe-se todos os tipos de papel, plástico em geral, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, sucata e vidros. Os materiais devem ser entregues limpos e separados. É pago um valor por quilo conforme a categoria, sendo revertido em ticket da Feira da Agricultura Familiar.

A diretora do Departamento da Indústria, Comércio, Trabalho e Desenvolvimento Comunitário, Olívia Scarabelot De Stefani, explica que o projeto SEPARE realiza o recebimento de materiais em frente ao salão paroquial, enquanto ocorre a Feira da Agricultura ao lado em frente à prefeitura. O ticket pode ser utilizado neste mesmo dia ou na feira seguinte, que ocorre na sexta-feira do meio-dia às 17 horas.

O prefeito, Sandro Cirimbelli, lembra que os tickets geram uma importante movimentação econômica na Feira da Agricultura, valorizando o produtor, bem como garantem ao cidadão trocar seu material reciclável por produtos de excelente qualidade. “Além de fazer o descarte correto destes materiais”.

Aproveite fazer sua troca:

– Papel, plástico e metal: R$ 0,50/quilo

– Vidro: R$ 0,25/quilo

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.