22.7 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Sem celebrações, Timbé do Sul chega ao 54º aniversário

Localizada no pé da Serra da Rocinha, no Extremo Sul Catarinense, no município de Timbé do Sul completa nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, o 54º aniversário. De uma maneira diferente neste ano, em virtude da pandemia do coronavírus, a Prefeitura não programou nenhuma comemoração especial.

“A comemoração é zero, temos que combater o Covid. A comemoração deixa para o ano que vem, quando estiver tudo liberado. Temos que ter a consciência que aglomeração gera Covid. Infelizmente, para este ano, não faremos nada. Para o ano que vem, se Deus quiser, vamos fazer uma festa bem bonita para comemorar os 55 anos”, declara o prefeito Roberto Biava.

O chefe do executivo falou sobre o cenário da pandemia no município, de aproximadamente 5.500 mil habitantes. “Lamentamos as mais de 15 vidas perdidas até agora. Realizamos ações onde conseguimos fazer com que as pessoas se conscientizassem e ficassem dentro de casa. E, quando pegassem, com o teste positivo, se isolassem. Isso fez com que o número de casos baixasse. Chegamos a ficar 18 dias sem nenhum caso ativo”, comenta.

Na visão do prefeito, a vocação do município continua sendo agrícola, com os cultivos de fumo (tabaco) e granjas de arroz recebendo o maior destaque. “Ainda é a nossa realidade, como a principal atividade. Em segundo vem a indústria. Estamos observando um grande crescimento, com foco no futuro, na questão do turismo”, assinala ele.

O turismo é a grande esperança do poder público para os próximos anos, embalada pela inauguração da BR-285, que ligará a cidade com a Serra da Rocinha. Os reflexos positivos já estão sendo observados. “Com a BR-285 sendo inaugurada, já está acontecendo, a realidade é essa. Pousadas estão sendo construídas, pessoas de fora comprando terrenos aqui, pensando em investimentos. Postos de gasolina estão sendo construídos. Com o passar do tempo sabemos que essa atividade tende a ocupar um grande espaço na nossa economia”, destaca Biava.

Timbé do Sul é conhecida por suas lindas paisagens, com muitos rios, lagos e cachoeiras. É um lugar ideal para as famílias gostam de fazer trilhas, seja a pé ou de bicicleta. A cidade é conhecida por receber periodicamente, várias edições de festivais de voo livre, tendo a Serra da Rocinha como local dos saltos e o Poço do Caixão como sede dos eventos.

Últimas