Secretário Buligon conhece pesquisas que envolvem carvão mineral

Projetos de captura de CO2 e novos usos para o minério integraram roteiro de visita à Satc

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Um pouco das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Centro Tecnológico Satc (CTSatc) e que dizem respeito a uma nova fase no uso do carvão mineral foram apresentadas ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon. Na visita, realizada na tarde desta quinta-feira (19), ele conheceu projetos como a planta de captura de CO2.

“Precisamos trabalhar para fazer uma transição energética justa. O desafio é potencializar o carvão, utilizando ciência, inovação e tecnologia para promover essa transição de forma correta. E muito do que observei hoje, aqui na Satc, vem ao encontro do que buscamos”, ressaltou o secretário.

- PUBLICIDADE -

Acompanhado do diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, e do reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira, Buligon também visitou laboratórios na área de mecânica, prototipagem e espaços de inovação, como o Cocreation.

“Nossa intenção é apresentar ao secretário, de forma sucinta, parte do que estamos desenvolvendo aqui com nossos alunos, desde os anos iniciais até a graduação. Além disso, mostrar um pouco das pesquisas que envolvem o carvão mineral”, afirmou Zancan.

A maior parte da visita foi no Centro Tecnológico, que fomenta as principais pesquisas do setor carbonífero. “Já conhecia a Satc de nome e por algumas iniciativas. Mas hoje tive a oportunidade de ver tudo mais de perto. Conheci trabalhos inéditos que reforçam o quanto a ciência é fundamental”, ponderou.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.