18 C
Criciúma
quinta-feira, março 28, 2024

SC terá início de semana com temperaturas acima de 35°C

O calor e temperaturas acima dos 30°C seguirão ao longo da semana em Santa Catarina. Além disso, segue o alerta para a baixa umidade relativa do ar, necessitando de cuidados. No entanto, uma nova frente fria deve se aproximar a partir da noite de quarta-feira (25).

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a alta nos termômetros ocorre por conta da presença de uma massa de ar seco e quente. Assim como favorece a abertura de sol e presença de poucas nuvens em todas as regiões catarinenses.

Apesar do amanhecer com temperaturas abaixo dos 20°C, a região do Extremo-Oeste terá máxima de 36°C. Conforme a Epagri/Ciram, a maioria das regiões registrarão temperaturas próximas ou superiores de 30°C.

O vento contará com rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h no Oeste, Litoral e com risco considerado de baixo a moderado para ocorrências.

O cenário deve se repetir nesta terça-feira (24) por conta da permanência da massa de ar seco e quente. Porém, as máximas devem variar de 32°C a 39°C no Oeste e Litoral Sul. Mais uma vez, o vento contará com rajadas de 45 a 70 km/h.

Por conta das rajadas de vento, a Defesa Civil orienta para que se proteja em locais distantes das janelas e longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Alerta para baixa umidade relativa do ar

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de observação para a baixa umidade relativa do ar para as regiões do Oeste e Planalto Sul até o fim da tarde de terça-feira (24).

Segundo o informe, as áreas de amarelo (foto abaixo) poderão registrar valores inferiores dos 25%, sendo que o ideal é variando entre 50% e 80%, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Mapa mostra as regiões do Oeste, Planalto Sul e parte do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul em amareloAlerta para baixa umidade do ar até terça-feira (24) – Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND

Por conta disso, é indicado que evite atividades físicas entre 12h e 15h, ingerir mais líquidos, vegetais e se manter hidratado. Assim como limpar os olhos com algodão e água esterilizados para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares.

Virada no tempo

As altas temperaturas devem permanecer até a quarta-feira (25). Porém, uma frente fria se aproxima de Santa Catarina a partir da noite. Como resultado, ocorre o aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuvas nas áreas de divisa do Rio Grande do Sul.

O cenário deve se manter ao longo da quinta-feira (26) por conta da presença da frente fria, ou seja, pancadas de chuvas e risco de temporais isolados, conforme a Defesa Civil de Santa Catarina.

Confira as temperaturas para segunda-feira(23):

  • Litoral Norte:  16°C / 31°C;
  • Planalto Norte:  10°C / 29°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 15°C / 30°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 14°C / 26°C;
  • Vale do Itajaí: 12°C / 31°C;
  • Litoral Sul: 14°C / 24°C;
  • Planalto Sul: 12°C / 29°C;
  • Meio-Oeste: 12°C / 31°C;
  • Oeste: 16°C / 33°C;
  • Extremo-Oeste: 16°C / 36°C.

Via ND+

Últimas