22.6 C
Criciúma
terça-feira, abril 23, 2024

SC: quase 800 adolescentes receberam vacina sem autorização da Anvisa

Em evento que anunciou a suspensão de vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades e não privados de liberdade, o Ministério da Saúde divulgou que quase 800 adolescentes de Santa Catarina receberam doses de vacina contra a Covid-19 de farmacêuticas que não têm autorização da Anvisa.

A Anvisa autorizou que adolescentes entre 12 e 17 anos recebam apenas doses da Pfizer. Outras farmacêuticas, como Coronavac, AstraZeneca e Janssen, têm autorização apenas para imunização de adultos acima de 18 anos.

Pelos dados do Ministério, são 797 adolescentes que constam no sistema como imunizados com outras vacinas que não as da Pfizer. Do total, tem 420 registros de aplicação da Coronavac, 353 de AstraZeneca e 24 de Janssen. Da Pfizer, única autorizada, tem 40.795 registros. O total é 41.592.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda não se manifestou sobre o assunto.

“Eu falo todos os dias: Vamos seguir o PNI”, disse o ministro Marcelo Queiroga, ao reclamar que municípios adotaram outras doses e outros que iniciaram a imunização antes do prazo. “Estão vacinando antes do tempo. É como se fosse uma corrida de fórmula 1 para ver quem chega primeiro. Não é para ser assim. Vamos juntos”, acrescentou.

O recuo do Ministério em retirar a autorização de vacina para adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades e não privados de liberdade é baseada em eventos adversos.

Segundo Queiroga, mais de 3,5 milhões de adolescentes já foram imunizados no Brasil e o órgão tem registro de 1,5 mil eventos adversos – que são aquelas reações ao imunizante fora do esperado. O Ministério também investiga um óbito de adolescente (que recebeu dose da Pfizer) que pode estar relacionada à vacina.

Pela decisão do Ministério da Saúde, os adolescentes com comorbidades e privados de liberdade seguem o cronograma de vacinação. Os adolescentes sem comorbidades têm a vacinação interrompida por tempo indeterminado.

Via Rede Catarinense de Notícias

Últimas