27.6 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

SC planeja vacinar 550 mil adolescentes contra a Covid

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está finalizando os estudos de planejamento para vacinação de adolescentes contra a Covid-19 em Santa Catarina. A estimativa do grupo prioritário já foi definida: é de 550 mil pessoas – compreende adolescentes entre 12 e 17 anos e foi calculada com base em projeções populacionais.

O governo do Estado já tem o sinal verde do Ministério da Saúde para iniciar a imunização. No entanto, a previsão é de que este grupo seja contemplado apenas ao final da imunização dos adultos. Pela previsão da SES, a faixa entre 18 e 24 anos receberá a primeira dose da vacina até 31 de agosto. Ou seja, a imunização dos adolescentes pode começar a partir de 1º de setembro.

A SES vai definir uma ordem para a cobertura vacinal. Primeiro, devem ser imunizados os adolescentes com comorbidades, doenças raras e deficiências.

Por enquanto, apenas a Pfizer tem liberação na Anvisa para aplicação em menores de 18 anos, mas outras farmacêuticas estão estudando as reações das vacinas em adolescentes. Existe a possibilidade, portanto, de mais vacinas estarem disponíveis para este grupo até setembro.

Segundo a SES, a pasta aguardará o envio de doses específicas para este grupo pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação.

Via Rede Catarinense de Noticias 

Últimas