19.4 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

SC envia para municípios vacinas para adolescentes e 3ª dose de idosos

A Secretaria de Saúde (SES) inicia nesta sexta-feira, 10, a distribuição de 87.750 doses da vacina Pfizer aos municípios de Santa Catarina para vacinação dos adolescentes entre 12 a 17 anos pertencentes aos grupos prioritários (gestantes, puérperas, lactantes, com deficiência permanente, portadores de comorbidades e privados de liberdade) e para aplicação da dose de reforço nos idosos com 85 anos ou mais.

O diretor da Dive/SC, João Augusto Brancher Fuck, destaca a nova fase do calendário de imunização. “Com o ritmo acelerado de vacinação em todo o Estado, conseguimos iniciar o envio de doses para aplicação nos adolescentes e a dose de reforço nos idosos com mais de 85 anos de idade. É mais uma etapa importante na Campanha de Vacinação no Estado”, ressalta o diretor.

Até então, a imunuização de adolescentes e dose de reforço para idosos já havia iniciado, mas com lotes de vacina que haviam “sobrado” dos envios anteriores. Este foi o primeiro envio com foco neste público.

Para que possam ser vacinados, os adolescentes devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis. A autorização pode ser de forma verbal, caso o jovem esteja acompanhado pelos pais ou responsáveis, ou mediante apresentação de termo de consentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais. No caso dos idosos com mais de 85 anos de idade, a dose de reforço deve ser aplicada naqueles que tomaram a segunda dose da vacina há, pelo menos, seis meses.

Para adultos e segunda aplicação

O Estado também vai encaminhar às centrais regionais 30.580 doses da Coronavac a 124 municípios para a aplicação da primeira dose nos adultos com 18 anos ou mais ainda não vacinados. Para a aplicação da segunda dose, serão distribuídas 85.410 doses da Pfizer e 84.870 da Coronavac. Ao todo, serão 288.610 doses encaminhadas às centrais nesta sexta.

A distribuição começa pela manhã. As doses das centrais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages e Rio do Sul serão transportadas via terrestre.

As doses das centrais de São Miguel do Oesre, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba seguem via aérea pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

Via Rede Catarinense de Notícias

Últimas