27.6 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

SC é um dos estados que mais resiste à greve dos caminhoneiros

Menos da metade dos caminhoneiros de Santa Catarina apoiam a greve que deve acontecer nesta segunda-feira, 1°. Conforme pesquisa da Fretebras, realizada com mais de dois mil profissionais da categoria, 48% deles estão de acordo com as paralisações. A movimentação se deve, principalmente, por conta do reajuste de combustível feito pela Petrobras na última segunda-feira, 25.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

As questões requisitadas pela Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos são o cumprimento do valor mínimo do frete rodoviário, a aposentadoria especial para a categoria (aos 25 anos de trabalho) e a mudança na política de preços para combustíveis.

Santa Catarina fica em quarto lugar entre os estados que não apoiam a greve, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (65% de resistência), Goiás (com 54%) e Mato Grosso (53%).

A maioria das associações catarinenses não é favorável. “Nós não queremos que a vida do caminhoneiro piore, isso é fato. Hoje os caminhoneiros estão pagando para trabalhar. Mas em 2018 a paralisação durou por mais de dez dias e o sistema piorou”, afirma o presidente da CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos), Francisco Biazotto.

*Com informações do ND+

Últimas