Nova Veneza
A 70ª edição da Romaria e Festa, organizada pelo Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, não passará em branco. O evento acontecerá entre os dias 21 e 30 de maio com uma programação religiosa completa. As ações sociais e gastronômicas também estão nos planos, mas ainda são incertas. A viabilidade dependerá dos decretos em vigência do Governo do Estado no que diz respeito à pandemia.
O lançamento oficial foi divulgado nesta quinta-feira, em uma coletiva de imprensa virtual. O reitor do Santuário, padre Joel Sávio, ressaltou a importância de a data ser comemorada, mesmo com as restrições. A Romaria e Festa não foi realizada no último ano.
“Não deu para fazer praticamente nada, não tínhamos nem como pensar na festa, estávamos aprendendo a lidar com a pandemia. Neste ano, depois de um ano inteiro de trabalho, experiências, sabemos que algumas coisas são possíveis. Uma festa tão tradicional não é conveniente que passe dois anos sem fazer uma boa festa, mesmo que seja focada na parte religiosa”, destaca o sacerdote.
Anteriormente, o dia de domingo sempre recebia o maior volume de fiéis. Era comum passar de 30 mil pessoas em torno do Santuário. Agora, para as celebrações, apenas 25% da capacidade estará liberada para receber público, a fim de manter o devido isolamento. Dos aproximadamente 1.200 lugares, 300 poderão ser ocupados presencialmente.
A abertura oficial será no dia 1º de maio, no feriado nacional do Dia do Trabalho. Os moradores do distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, serão incentivados, nesta data, a decorarem a fachada de suas casas com cores e apetrechos ligados à imagem de Nossa Senhora. Uma caravana motorizada percorrerá as ruas da localidade e à noite será celebrada uma Missa Solene em honra a São José, como uma bênção a todos os trabalhadores.
Atividades de caráter social planejadas
O Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio pretende retomar a parte gastronômica neste ano, deixada de lado na Romaria e Festa anterior. No dia 1º de maio, além da caravana, terá o lançamento da Padaria do Santuário, localizado no Salão Anchieta. A venda dos pães e pastéis se dará com tickets, para retirada, aberto a partir das 9 horas da manhã.
No dia 27, a famosa Quinta da Costela também estará de volta. Porém, com solicitações antecipadas através da secretaria, ou pelo WhatsApp. Na sexta-feira, 28, o Jantar Típico Italiano também irá acontecer da mesma fora. No sábado à noite, teremos como novidade uma Paella, também para levar para casa.
Precauções sanitárias
“Estamos levando em consideração que o cenário não vai mudar muito daquilo que está hoje”, comenta o padre Joel Sávio. Diante disto, os cuidados sanitários serão levados ao extremo. O volume de participação popular presencial será pequeno, as refeições só serão disponibilizadas em modelo drive thru, mas as noites temáticas seguirão a mesma linha. “Queremos manter a quinta, a sexta e o sábado, que são muito tradicionais para a nossa festa”, aponta.
Transmissão televisiva nacional
A missa de Ação e Graças do dia 26 de maio será comandada pelo bispo Dom Jacinto Inácio Flach. O ato será transmitido para o Brasil inteiro pela TV Evangelizar, de Curitiba, um canal televisivo católico.
Programação completa
– Dia 21 (Sexta-feira): Noite Vocacional
19h – Caravana do Seminário Nossa Senhora de Caravaggio
19h30 – Santa Missa presidida pelo Padre Guilherme Bada Duzioni, reitor do Seminário
– Dia 22 (Sábado): Noite dos Prestadores de Serviço
19h – Santa Missa presidida pelo Padre José Aires de Souza Pereira (Jubilieu Sacerdotal) na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Maracajá
– Dia 23 (Domingo): Domingo dos Peregrinos (a pé)
8h – Santa Missa presidida pelo Padre Joel Sávio (Reitor do Santuário)
10h – Santa Missa dos Peregrinos e Batizados
19h – Santa Missa presidida pelo Padre Jadilson Tasca na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Demboski – Içara
– Dia 24 (Segunda-feira): Noite dos Metalúrgicos
19h30 – Santa Missa presidida pelo Padre Kauê Antonioli na Paróquia Senhor Bom Jesus – Porto Alegre/RS
– Dia 25 (Terça-feira): Noite dos Comerciários e Faccionistas
19h30 – Santa Missa presidida pelo Padre Roberto Silva (PODP) na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Siderópolis
– Dia 26 (Quarta-feira): Dia da Aparição
6h – Alvorada Festiva
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.