Samae inicia interligação entre os sistemas do Centro e de Estação Cocal

Trabalhos iniciaram nesta terça-feira, no município de Morro da Fumaça na Rua Júlio Coral

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), de Morro da Fumaça continua os trabalhos de melhoria do abastecimento de água na cidade.

Um dos projetos que começa a sair do papel é a interligação dos sistemas da área central do município e do distrito de Estação Cocal, totalizando em torno de nove quilômetros de rede nova. Nesta terça-feira, dia 25, a equipe do Samae trabalha na Rua Júlio Coral, conhecida como Rua do Capim Graxa. “Esta primeira parte é uma parceria público/privada, já o restante será com recursos próprios do Samae. A interligação dos sistemas irá melhorar ainda mais o abastecimento tanto do centro, quanto de Estação Cocal, além de outros bairros”, enfatiza o diretor-presidente do Samae, Rogério Sorato.

- PUBLICIDADE -

O custo total da interligação entre as redes do Centro e de Estação Cocal é de aproximadamente R$1.373.878,50.

Devido às obras da rede do abastecimento de água, além de melhorias proporcionadas pela Secretaria do Sistema de Infraestrutura, a Rua Júlio Coral está interditada durante esta terça-feira.

A previsão para este ano é aumentar a rede de abastecimento de água em pelo menos 16 quilômetros. Além disso, está no projeto do Samae de Morro da Fumaça a ampliação das duas Estações de Tratamento de Água (ETAs). “Sempre digo que a municipalização do abastecimento de água foi a maior ação de nosso primeiro mandato, pois mudou a vida dos fumacenses para melhor. Muitos que antes sofriam com a falta de água, hoje não enfrentam mais este problema”, fala o prefeito, Noi Coral.

Esgoto sanitário

O abastecimento de água de Morro da Fumaça foi municipalizado em abril de 2018, e desde então as melhorias são vistas a cada dia. Agora, mais um passo será dado pelo Samae: o esgotamento sanitário. Para isso, o órgão já lançou o edital para a primeira parte do projeto. “É um trabalho que iniciaremos agora com recursos próprios, pois sabemos o quão importante é termos o saneamento básico. Isso é qualidade de vida e saúde da população”, diz o prefeito.

Ainda no ano passado, o Samae revisou o Plano Municipal de Saneamento Básico, que está disponível no seu site. “Em 2021 também iremos ampliar as duas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) e universalizar o abastecimento, ou seja todas as casas do município poderão pedir a ligação que teremos redes para atender”, revela Sorato.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.