Rio Deserto é recomendada à certificação ISO 45001

Título é relacionado ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

A Rio Deserto foi recomendada à certificação ISO 45001:2018, relacionada ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. A conquista reconhece o compromisso da empresa com os trabalhadores e demais partes interessadas (clientes, órgãos regulamentadores, sindicatos de classe, provedores, comunidades e outros). A norma substitui a certificação OHSAS 18001, recomendada à empresa e mantida desde 2018. A certificação é válida por três anos, sendo realizadas auditorias de acompanhamento anualmente.

Em paralelo à certificação ISO 45001, a Rio Deserto também foi recomendada à recertificação nas normas regulamentadoras ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), mantidas há quase 15 anos. A carbonífera é a primeira do sul de Santa Catarina com certificação nas três normas de gestão.

- PUBLICIDADE -

Em todo o estado, a Rio Deserto é uma das poucas empresas que possuem a certificação ISO 45001.

Valorização de pessoas

Um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, afirma que o respeito à vida e a valorização das pessoas fazem parte da cultura da empresa. “A certificação ISO 45001 é um reconhecimento pelo importante trabalho que vem sendo feito nas unidades. Que possamos seguir com as iniciativas que promovem o bem de todos”, disse.

Para o coordenador de segurança do trabalho, Jonathann Nogueira Hoffmann, ao longo dos anos, as ações de gestão de segurança levaram à mudança de cultura dos trabalhadores da Rio Deserto e também à quebra de paradigmas. “A Rio Deserto preza por um ambiente seguro e saudável, por meio da eliminação dos perigos, redução dos riscos e prevenção de lesões e doenças ocupacionais”, sublinha.

O coordenador de enfermagem do trabalho, Edivaldo Sobrinho Velho, ressalta que ações preventivas e de conscientização são realizadas com frequência nas unidades da Rio Deserto.  “O departamento médico oferece todo acompanhamento e assistência necessários. A certificação ISO 45001 comprova que as ações de saúde e segurança têm sido eficazes, proporcionando mais qualidade de vida aos trabalhadores”, ressalta.

A importância da recertificação ISO 9001 e ISO 14001 foi ressaltada pelo coordenador ambiental, Felipe Medeiros Bertoncini. “Isso demonstra o quanto a empresa evolui a cada ano. A participação e o envolvimento dos trabalhadores são essenciais para os bons resultados”, enfatiza.

Sistema de Gestão integrado, coeso e eficaz

A coordenadora de gestão da qualidade da Rio Deserto, Cleusa Maria Souza Ronsani, explica que, com a recomendação à certificação ISO 45001, a Rio Deserto alcança um sistema de gestão integrado, coeso e eficaz. “As certificações nas normas de gestão comprovam a modernização do setor carbonífero e a atenção da Rio Deserto com aspectos relacionados à saúde e segurança de todos, sustentabilidade, inovação e qualidade”, justifica.

As unidades da Rio Deserto recomendadas à certificação ISO 45001 e à recertificação ISO 9001 e ISO 14001 são a Unidade de Extração Mina 101 (Içara), Unidade de Extração Mina Cruz de Malta (Treviso), Unidade de Extração Mina Novo Horizonte (Criciúma), Caixa de Embarque (Siderópolis), Escritório Central (Criciúma) e RDLAB Referência Laboratorial (Urussanga), com escopo “Extração e Beneficiamento de Carvão Mineral”.

Diferenciais da ISO 45001

A ISO 45001 aprimora conceitos da norma OHSAS incluindo, principalmente, os processos de participação e consulta dos trabalhadores nas ações de melhoria das condições de segurança e minimização de riscos.
Entre os benefícios da ISO 45001, destaque para a cultura de segurança ocupacional, a participação de todos dentro da organização – fomentando a inovação e o constante cuidado com a segurança do trabalho, bem como o engajamento da equipe nos processos produtivos.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.