Reitora e vice-reitor são empossados na Unesc

Luciane Ceretta e Daniel Preve foram reconduzidos aos cargos para os próximos quatro anos

Maykol Cardoso/Tudoehfesta
- PUBLICIDADE -

Érik Borges

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Com início na noite de ontem, até 30 de junho 2025, a reitoria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) continuará sob a liderança da professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, e o vice-reitor, professor doutor Daniel Preve. Eles foram reconduzidos aos cargos para os próximos quatro anos em sessão de posse no Auditório Ruy Hülse, nas dependências da universidade, em Criciúma.

A sessão solene de posse aconteceu de maneira híbrida (presencial e online), observando os protocolos de biossegurança em virtude do momento de pandemia da Covid-19.  Também foram empossados os membros do Conselho Superior de Administração e do Conselho Universitário.

Luciane Ceretta agradeceu a presença de todos os representantes de entidades e autoridades, imprensa e familiares presentes na cerimônia de posse. “Quatro anos depois da nossa posse para primeira gestão, novamente nos compete a honra de trabalhar pela nossa Unesc, pela educação, pela ciência, pela valorização das pessoas, pela defesa da universidade comunitária e plural, pelo acesso e permanência de nossos estudantes, pelo desenvolvimento social econômico ambiental e cultural da nossa região e muito intensamente, pela sustentabilidade econômica deste grande patrimônio intelectual”, declara Luciane.

Ela lembrou que, ao iniciar a gestão em 2017, um dos principais projetos era a sustentabilidade econômica e o fortalecimento da identidade da Unesc, com tudo, o que ela representa e contribui para a região. “Consolidar esse território de oportunidades, além de cuidar e construir um ambiente onde as pessoas sentissem pertencimento e continuassem a sentir que estavam construindo juntas a universidade de 53 anos, era um grande desafio. Para nós, que ingressávamos na gestão. Com tantos aprendizados, mas ainda assim temerosos do que viria”, diz Luciane.

Ela ressalta que esse foi um caminho para o qual decisões difíceis foram adotadas em meio a uma crise sanitária que, segundo ela, refletiu sobre a vida, a economia, as emoções, o trabalho e as relações na sociedade. “Superamos, com tamanha competência, olhamos com satisfação e admiração a toda a nossa comunidade acadêmica. Absolutamente solidários e impactados com as vidas perdidas, mas ainda assim, olhando as oportunidades que construímos juntos”, destaca Luciane.

Ela prometeu dedicar todo conhecimento, trabalho e esforço nesse novo mandato e pediu a toda equipe envolvida que possa trabalhar pela universidade com muita confiança e lealdade.  “Há valores que são inegociáveis, aos quais eu aprendi com o meu pai, que deixou um lindo legado de aprendizados. Meu pai dizia que lealdade e confiança são bens inegociáveis e que resultado ele só conhecia a partir do trabalho. Eu trouxe isso para mim. E me parece absolutamente pertinente neste momento”, finaliza Luciane.

O representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa Pirolla, indicou que esse momento representa o início de um novo ciclo de desafios. Lembrou que os últimos quatro anos de gestão foram desafiadores e que foram conduzidos com excelência. “A Luciane enfrentou com braços fortes e uma grande equipe, desafios jamais imaginados. Mas grandes batalhas só são dadas a grandes guerreiros. Eu pude acompanhar a dedicação da reitora em fazer o melhor por todos nós”, declara Pirolla.

Segundo ele, existe a certeza do diálogo e de um projeto de permanência estudantil, com a certeza de uma comunidade cada vez mais forte em um ambiente de ensino cada vez melhor. “A responsabilidade aumentou. São 8.786 pessoas confiando os sonhos em suas mãos. Desejamos que tenha excelentes próximos quatro anos de mandato e continue sendo exemplo para milhares de pessoas”, acrescenta Pirolla.

Lideranças e autoridades regionais e estaduais participaram por meio da tecnologia. Toda a solenidade foi transmitida pelo canal da Unesc TV, no Youtube. O prefeito Salvaro esteve pessoalmente no evento e parabenizou o trabalho da reitora, que foi reeleita. “O sucesso é uma consequência do seu trabalho. E todos que estiveram no seu entorno lhe acompanhando, transformaram essa universidade. Nós do Poder Público municipal, sabemos da importância daqueles que aqui são formados e o quanto precisamos pra prestar os serviços nos órgãos públicos”, destaca o prefeito Clésio Salvaro.

A eleição

O ato democrático envolvendo o processo de escolha dos cargos máximos na gestão universitária foi realizado após uma eleição com voto universal, direto e secreto, em 11 de junho deste ano, quando foi eleita com 97% dos votos válidos, o que significa 8.786 votos, número recorde.

A eleição de 2021 teve o maior número de participantes da história das eleições para Reitoria, mobilizando 9.065 votantes dos 11.740 eleitores aptos.

Fotos: Maykol Cardoso/Tudoehfesta

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.