27.1 C
Criciúma
quinta-feira, março 28, 2024

Região Sul pode ter temporal nesta madrugada, alerta Defesa Civil

A Defesa Civil de Içara, depois do boletim meteorológico da Defesa Civil estadual, orienta para que a população fique alerta entre a madrugada desta quinta-feira e início de sexta-feira, dia 1º. Segundo o relatório, a presença de uma área de baixa pressão e a atuação de uma frente quente no estado favorece a ocorrência de temporais com chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.

“O mapa indica que a probabilidade de chuva na nossa região é moderada, mas é preciso ficar em alerta. Sempre falamos, qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros no 193”, disse o coordenador da Defesa Civil de Içara, Simão Custodio.

Apesar dos sistemas na primavera serem inconstantes e muitas vezes acabarem mudando os dados, é preciso atenção. “Orientamos que as pessoas sempre busquem um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro. Na praia, jamais fique na água”, orientou o secretário da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Içara, Vitor Cardoso Dutra.

Evitar o contato com águas e não dirigir em locais alagados também é um dos alertas de segurança. “Não transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Atenção a inclinação de postes e árvores e também a qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência. É interessante também analisar o possível aparecimento de rachaduras em muros ou paredes”, reforçou Dutra.

Últimas