Quatro locais em praias da região estão impróprios para banho

Existem pontos que não atendem aos padrões de balneabilidade nos Balneários Rincão, Gaivota, Arroio do Silva e em Passo de Torres

Foto: Cristiano Estrela / Secom

- PUBLICIDADE -

Érik Borges
Balneário Rincão/Arroio do Silva

A temporada de verão já está em alta e os banhistas se encaminham para as praias da região, principalmente nos dias em que há registro de temperaturas elevadas. Porém, o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como o Corpo de Bombeiros, divulgou o relatório de balneabilidade dos balneários nessa semana. Das praias de abrangência da região Carbonífera (Amrec) e Extremo Sul (Amesc), quatro pontos foram reprovados no teste de balneabilidade, ou seja, não atendem aos padrões e, portanto, estão impróprios para banho.

- PUBLICIDADE -

Em Balneário Rincão, que recebe milhares de turistas durante a alta temporada, existe um local impróprio. Ele fica na altura do arroio da Zona Norte, nas proximidades entre as ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Outros quatro pontos no Balneário Rincão foram analisados, próximo às ruas Manoel José Magé, Castro Alves, Paraná (calçadão) e outro ponto que fica 100 metros ao norte do arroio. Esses locais estão próprios para banho.

Amesc

No Morro dos Conventos, em Araranguá, o ponto analisado foi em frente ao posto de guarda-vidas da área Central. O local está próprio para banho.

Já em Balneário Arroio do Silva, no ponto próximo à Avenida Mondardo, na Foz do Arroio, está sem condições de balneabilidade. Mas há outros três pontos neste balneário que foram analisados e passaram no teste. São eles: área que fica 100 metros próximo à rua Apolônio Cardoso, ao norte do arroio; rua P. Oliveira, 100 metros ao sul do arroio e o ponto próximo da Avenida Florianópolis.

O comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Içara, capitão Renan Fernandes conta que quem recolhe as amostras é o Corpo de Bombeiros e a análise é feita pela equipe do IMA. “Não sei informar as causas. Mas a informação que possuímos é que aquele local impróprio para banho não atende aos padrões de balneabilidade”, declara Fernandes.

No município de Balneário Gaivota, dois pontos foram analisados. E um deles foi reprovado: a foz do riacho, no mar, próximo à rua Borges Medeiros. Porém, mais ao Sul do balneário, em frente à praça de esportes (nas proximidades da Avenida Itapuan), a análise foi realizada e o resultado é de que o local é próprio para banho.

No município mais ao extremo Sul catarinense, em Passo de Torres, a praia teve dois pontos conferidos pelo IMA. Os técnicos constataram que próximo à rua Vinte de Maio, a água está propícia para banho. Mas próximo à ponte do Braço Morto do Rio Mampituba, em Passo de Torres, o local está impróprio.

Jaguaruna

Na região de Jaguaruna, as praias do Torneiro, Esplanada e Arroio Corrente não há locais impróprios para banho. Foram analisadas a entrada de água do Chuveirão e também 300 metros de distância ao sul da foz do Arroio Corrente. Todos passaram no teste de balneabilidade.

Locais impróprios para banho na região:

– Rincão: arroio da Zona Norte

Balneário Arroio do Silva: ponto próximo à Avenida Mondardo, na Foz do Arroio

Balneário Gaivota: foz do riacho, no mar, próximo à rua Borges Medeiros

– Passo de Torres: próximo à ponte do Braço Morto do Rio Mampituba

 

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.