17 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Pedal reúne aproximadamente 140 ciclistas em Içara

A aposentada Maria Cardoso Martins, conhecida como Dete, pedala há 55 anos. A bicicleta violeta de barra circular é conhecida no bairro Operária Nova, em Criciúma, onde mora há 27 anos, desde que saiu de Laguna. Este era seu meio de transporte para trabalhar e continua sendo quando precisa se deslocar para o centro da cidade. Apesar de pedalar desde os seis anos, nunca havia participado de um evento ciclístico. Neste sábado, dia 3, ela participou do 1º Pedal João Bike, em Içara, que reuniu aproximadamente 140 ciclistas. “Eu já sai de casa pedalando, moro perto do Hospital Santa Catarina. No terminal central, encontrei minha amiga que veio comigo. Atrasamos o retorno para casa porque a bicicleta do meu neto quebrou. Felizmente foi ao final do percurso e deu tudo certo”, contou Dete.

Acompanhados pelos Corpo de Bombeiros e por agentes de trânsito, os ciclistas saíram do centro da cidade. O percurso escolhido apresentou as paisagens diferentes dos bairros Poço 3, Sanga Funda, Aurora e Primeiro de Maio. Foram 25 quilômetros andando no pelas ruas, no asfalto, estradas do interior e atravessando a passarela sobre a BR 101. Em vários pontos chamou a atenção as plantações de fumo ladeando o caminho. A organização distribuiu banana, paçoca e água.

Ana Claudia Francisco, uma das organizadoras, informou que foram recolhidos 300 quilos de alimentos que serão doados para Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda.

Últimas