23.1 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde de Criciúma promove Evento Rosa

A Secretaria de Saúde de Criciúma realizará o Evento Rosa neste sábado (16). O encontro tem objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. As atividades ocorrerão a partir das 15h, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, Parque Prefeito Altair Guidi e Parque dos Imigrantes. Em caso de chuva o encontro pode ser cancelado.

Na ocasião, haverá brinquedos para crianças, atividades de caminhada orientada, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), orientação nutricional, zumba, aferição de sinais vitais, informações sobre fatores de risco, orientação sobre vacinação, e música ao vivo. “Mobilizamos uma equipe grande em parceria com outros setores para fazer algo especial, para marcar o mês e incentivar a realização frequente dos exames”, explicou o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande.

O evento é apoiado pela Fundação Municipal de Esportes (FME), Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), além de instituições de ensino da cidade.

De acordo com dados da secretaria, foram realizados, de janeiro a abril deste ano, 1.838 exames citopatológicos em pacientes entre 25 e 64 anos e, entre maio e julho, 1.968, somando no total 3.806. Além disso, foram 3.312 mamografias na faixa etária de 50 a 69 anos.

Atendimento Estendido

Nesta quarta-feira (14), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estarão com horário especial de atendimento, estendido até às 21h.

Próximas datas da campanha

23/10 – Dia “D”: UBS’s abertas no sábado das 13h às 17h, para atendimento e realização de exames citopatológicos e avaliação de mamas.

27/10 – Palestra no Salão Ouro Negro, às 8h30: Palestra para enfermeiros e médicos da AB, sobre rastreamento e diagnóstico em mastologia, com o médico Erik Paul Winnkow.

27/10 a 29/10 – Assistência no Hospital São José: Coleta de exames citopatológico e avaliação de mamas.

Últimas