Orleans adere a movimento para alavancar turismo no Sul

Projeto conta com apoio do Sebrae/SC e reúne municípios das três macrorregiões.

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A série de ações planejadas com objetivo de explorar potencial turístico segue em execução pelo Sebrae/SC em parceria com os municípios da região Sul. Dessa vez o encontro aconteceu em Orleans, nesta segunda-feira (12), na Prefeitura Municipal. No local estavam representantes do Executivo, Legislativo, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Gerência Regional Sul do Sebrae/SC.

A reunião marcou o ato simbólico, assinatura de adesão, de Orleans ao plano de execução de fomento ao turismo. Mas, já no encontro, as lideranças pontuaram a necessidade de avançar nas primeiras ações. Entre as pautas: Gestão pública em turismo, preparação de pacotes especiais para comercialização dos destinos, elaboração da identidade visual turística e ações de mercado.

- PUBLICIDADE -

“Somos um município de grande potencial turístico, e, hoje, já exploramos segmentos como o turismo rural, os ambientes históricos e artísticos, como museus ao ar livre, a história catarinense retratada no paredão do artista Zé Diabo, rota gastronômica e muito mais. O convênio com o Sebrae/SC chega para profissionalizar ainda mais esse processo”, pontua o Prefeito Municipal, Jorge Koch.

Entra as etapas do projeto está a construção de um plano de negócio bem elaborado, para que turistas e visitantes possam otimizar passeios e aproveitar o que Orleans tem de melhor. “Vamos criar condições para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios ligados ao trade turístico. Nesse primeiro momento, planejar, organizar e executar corretamente as ações é essencial. Estamos felizes com a representatividade nessa reunião de hoje, engajamento fundamental para o sucesso”, reforça Murilo Gelosa, Gerente Regional Sul do Sebrae/SC.

Personalizar para se diferenciar

Em 2021 município das três macrorregiões do Sul catarinense, Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Extremo-Sul (Amesc) e Região de Laguna (Amurel) já aderiram ao projeto. “Os municípios apontam prioridades e tem liberdade de desenvolver projetos individualmente. O papel do Sebrae/SC é oferecer suporte e apoio estratégico e estimular sinergia e troca de experiências, para promover avanços e minimizar dificuldades entre esses atores. Isso proporciona resultados reais em médio prazo”, explica a analista da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

O plano de desenvolvimento do Turismo Regional Sul prevê organização geral do setor de turismo, como a formatação de produtos, governança e mercado, com foco em identificar necessidades, diferenciais e peculiaridades de cada cidade.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.