29.9 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Onda de frio intenso será histórica no Estado

Criciúma

Após um fim de semana de intenso calor em diversas regiões do Estado, a partir desta quarta-feira, as temperaturas devem despencar bruscamente em Santa Catarina. A onda de frio prevista poderá ser a maior em mais de seis décadas, com relação às mínimas e a área de extensão. Climatologista alerta sobre riscos de congelamentos, prejuízos às lavouras e, até mesmo, morte.

“De terça-feira para frente, o frio vem com tudo. Praticamente boa parte da região Sul do país vai ter temperaturas abaixo de zero. Por isso que a gente vem alertando, vai ser muito intenso. Grande parte de Santa Catarina vai ter mínimas variando entre -3 e -8 graus. Vão ter locais pontuais com temperaturas entre -5 a -10”, explica o climatologista Ronaldo Coutinho. “A grosso modo, o Estado, no auge do frio, em 80% do território vai ter mínimas entre 2 e 7 abaixo de zero. Pode ser uma das ondas de frio mais fortes em décadas em Santa Catarina”, completa.

A atenção também se volta às lavouras da região. “Os bananais do Sul do Estado correm risco de ter geada forte, primeiro de vento, que é a geada negra, que queima a planta. Depois, vem a geada normal, já pode ter na quarta-feira e, principalmente, na quinta, sexta e sábado. Pomares de maracujá, banana, pastagens nativas, plantas ornamentais, qualquer tipo, tem que tomar cuidado. Recomenda-se não fazer o transplante do fumo. A geada vai ser severa”, alerta Coutinho.

Defesa Civil emite alerta

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta com a onda de frio que chega à região na quarta-feira. O órgão pede atenção à população mais vulnerável, como idosos, crianças, enfermos e moradores de rua e que os animais domésticos sejam abrigados nas noites mais frias. Outra recomendação é que as pessoas procurem se agasalhar e consumir bastante água. Com a pandemia, o ideal também é evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.

CLIMA NOS PRÓXIMOS DIAS:

HOJE (26/07)

A nebulosidade começa a aparecer à tarde, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, por conta do avanço de uma frente fria. As temperaturas seguem elevadas durante a tarde, principalmente no Oeste e Sul catarinense, onde as máximas ficam na casa dos 30°C.

TERÇA-FEIRA (27/07)

O avanço de uma frente fria provoca chuva a partir da madrugada, chegando a todas as regiões do Estado entre a tarde e a noite de terça-feira. Junto à frente fria, chega uma intensa massa de ar frio, com origem polar, que deve derrubar as temperaturas para abaixo dos 10°C.

QUARTA-FEIRA (28/07)

Na quarta-feira, está previsto o início de uma nova onda de frio, que provoca a queda acentuada das temperaturas em todo o Estado. Entre e quinta-feira e sábado, as mínimas devem ficar abaixo dos 5°C na faixa litorânea e negativas em todas as outras regiões catarinenses.

Últimas