O significado das flores para o Dia das Mães

Presente é o preferido nesta data do ano. Além de toda a representatividade, também é uma opção ideal aos filhos que comemorarão à distância

Foto: Guilherme Cordeiro
- PUBLICIDADE -

Gustavo Milioli/Especial

Criciúma

- PUBLICIDADE -

As flores traduzem sentimentos, motivo que as tornam perfeitas para presentear no Dia das Mães. A data é considerada a mais importante para o setor de floriculturas, ao lado do Dia dos Namorados. Neste ano, o otimismo está de volta aos profissionais do ramo, que esperam recuperar a lacuna perdida em 2020. Ambas as comemorações caíram no ápice da primeira onda da pandemia do coronavírus, reduzindo drasticamente as vendas, em até 50%.

O Tribuna de Notícias ouviu especialistas em flores para ajudar os leitores que deixaram para a última hora o momento de definir qual será o presente destinado às mães. “O box de luxo está super em alta. Temos também os tradicionais buquês e os arranjos montados. Cada pessoa tem um gosto definido, e a gente mostra as nossas opções da loja para montarmos o presente ideal dentro daquilo que o cliente espera”, explica Aline da Rosa, da floricultura Portal das Flores, de Criciúma.

Presentear com flores é um hábito antigo, que começou na Grécia, como uma forma de reconhecer grandes feitos. Com o tempo, o gesto foi incorporado às datas comemorativas. Atualmente, o ato de dar flores representa amor, respeito e gratidão. As rosas, de diversas cores, são o carro-chefe, mas orquídeas, margaridas, violetas, tulipas, entre outras, também fazem parte do repertório. “Para quem deseja agraciar as mães à distância, por morar longe ou ter receio do coronavírus, são a opção ideal, levando junto os cartões com as palavras de carinho”, comenta.

Rosa

Foto: Arquivo TN

Independente da cor, as rosas sempre serão associadas ao amor, ganhando um plus de acordo com o tom escolhido. A amarela serve para representar a amizade construída com a mãe, sendo vinculadas também à saúde e ao sucesso. A laranja simboliza o entusiasmo e a energia. A lilás expressa a espiritualidade e o encanto. A azul significa o afeto, a fidelidade e a confiança.  A cor-de-rosa representa o carinho e a ternura. Já a vermelha, indica o amor profundo. Mas é a rosa champagne a preferida para a data, uma vez que carrega o sentimento de admiração, gratidão e reconhecimento.

Orquídea

Foto: Arquivo TN

Para quem procura uma flor perene para presentear no dia das mães, a orquídea é uma excelente opção. Disponível em várias cores, ela serve para manifestar sentimentos como amor, carinho e amizade. Além disso, a planta simboliza pureza de espírito, força e sabedoria.

Azaléia

Foto: Arquivo TN

A planta asiática representa a feminilidade, por isso tem tudo a ver com as mães elegantes e vaidosas. Ela também é constantemente associada à generosidade, maternidade e perseverança.

Margarida

Foto: Arquivo TN

A margarida tem muita relação com o relacionamento de mãe e filho, afinal, ela é símbolo da pureza e simplicidade. As flores, com pétalas brancas e delicadas, também são associadas a sentimentos como bondade e paz.

Begônia

Foto: Arquivo TN

A begônia é uma planta perene chama atenção com suas pétalas em forma de moeda, encontradas principalmente nas cores rosa, vermelho, branco e amarelo. Essa espécie estimula a sensação de felicidade e deixa qualquer ambiente mais alegre. Além disso, também é um símbolo de cordialidade.

Girassol

Foto: Arquivo TN

A flor transmite uma mensagem de força e integridade. As pétalas amarelas estimulam a sensação de felicidade. Arranjos com girassóis possuem uma beleza fenomenal.

Tulipa

Foto: Arquivo TN

Entre as melhores flores para o Dia das Mães, vale destacar a tulipa. A flor é símbolo de liberdade e prosperidade. A tulipa é uma planta de origem europeia, portanto, gosta do clima frio. No entanto, a alta tecnologia possibilitou o cultivo da espécie no Brasil. E os produtores disponibilizam lindas flores para gardens e supermercados.

Violeta

Foto: Arquivo TN

Um vasinho de violeta é uma linda lembrança para o Dia das Mães. Esse tipo de flor representa a simplicidade, a espiritualidade e a busca da paz. Se sua mãe valoriza as coisas simples da vida, ela vai amar esse presente.

Lírio

Foto: Arquivo TN

Em geral, os lírios representam sentimentos nobres como proteção, inteligência e respeito. Contudo, o significado pode variar conforme a cor das pétalas. O lírio branco representa a inocência e a maternidade, portanto, tem tudo a ver com a relação entre mãe e filho. Já a planta com pétalas laranjas significa admiração.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.