19.2 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Núcleo Sul da SOMEVESC comemora conquista após 15 anos de trabalho

“Uma conquista de 15 anos e que somente foi possível com apoio de diversas autoridades e órgãos e que vai com certeza melhorar e muito a vida das agroindústrias”, essa é a declaração do presidente do Núcleo Sul da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc), Rômulo Godik Antunes.
Na sexta-feira, dia 26, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos
Municípios da Região Carbonífera (CIM-AMREC) recebe a equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). A região recebe o escopo de produtos cárneos, pescado e ovos permitindo que as agroindústrias possam comercializar seus produtos em todo território nacional.
Quatro agroindústrias dos municípios de Içara, Criciúma, Siderópolis e Lauro Muller e as prefeituras com os seus Sistemas de Inspeção Municipal (SIM) receberam a auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), via CIM-AMREC – ainda no mês de agosto. A visita dos técnicos avaliou a conformidade do Serviço de Inspeção e a equivalência do serviço junto ao MAPA.
O CIM-AMREC foi aprovado ainda no ano passado para o projeto CONSIM 2020, uma seleção junto a 52 consórcios de todo o Brasil para receber uma consultoria oferecida pelo MAPA para orientação dos serviços de inspeção e das agroindústrias participantes.
Conforme a médica veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC, Mariah de Freitas Marques, a capacitação foi fundamental para adequação das agroindústrias da região, e para a preparação para receber a equivalência. Os trabalhos de vistorias foram feitos pelo MAPA, mas com acompanhamento da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O veterinário da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Marcelo Pedroso, que apoia e dá suporte a região, esteve acompanhando todo o processo, junto dos veterinários das prefeituras da região.
“Nós como representantes da classe só temos que agradecer à todos, mas em especial aos médicos veterinários , Mariah de Freitas Marques e Marcelo Pedroso, que foram fundamentais para essa conquista”, destacou o presidente do Núcleo Sul da Somevesc.

Últimas