Nova Veneza oferece atendimento de nutrição nas UBS

Para receber o atendimento o paciente precisa realizar uma consulta com um médico

Foto: Divulgação/ Lucas Sabino
- PUBLICIDADE -

O município de Nova Veneza conta, através da Secretaria de Saúde, de uma nutricionista que atua em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Com o objetivo de acompanhar e orientar a alimentação dos cidadãos, o trabalho visa promover qualidade de vida através da reeducação alimentar.

A nutricionista Keila Carraschi conta que um dos principais problemas que chegam até o consultório, é a obesidade. “Nos últimos meses tem aparecido muitos casos de pessoas que buscam as unidades para perder peso. Isso se deve em função de muitos fatores, um deles é a ansiedade e problemas causados pela pandemia, onde a pessoa desconta na alimentação”, revela.

- PUBLICIDADE -

A opção de atendimento com nutricionista já existe há alguns anos, em Nova Veneza, e segundo a nutricionista, o problema da obesidade é um fator que precisa de atenção. “Nós percebemos que existem muitos casos de obesidade. E essa comorbidade acarreta em outros problemas como aumento do colesterol, diabetes, entre outros e isso precisa ser acompanhado para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, comenta.

A profissional lembra que cada pessoa vai levar tempos diferentes para atingir os resultados. “Nós costumamos fazer os exames entre o período de seis meses a um ano, dependendo do caso acompanhamos em menos tempo. E nesses períodos nós já conseguimos ver resultados, mas é necessário seguir as orientações para se alcançar os objetivos e entender que cada pessoa terá um tempo de adaptação”, lembra Keila.

Para receber o atendimento da nutricionista, o paciente precisa realizar consulta médica ou ser atendido pela enfermeira responsável pela UBS. As unidades estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Programa de Saúde nas Escolas

Outra atividade desempenhada pela nutricionista, está prestes a retornar. Todo ano, a Secretaria de Saúde e de Educação realizam uma ação para avaliar as crianças da rede municipal de ensino. “Nós fazemos uma avaliação nas crianças e podemos detectar se esse paciente está com um peso saudável ou se precisa de algum acompanhamento no consultório com um atendimento mais personalizado”, conta.

A Secretaria de Educação também possui uma outra nutricionista que elabora os cardápios das escolas. As crianças consomem alimentos que são produzidos pela agricultura familiar de Nova Veneza.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.