Nova Veneza: cultura recria obra que faz referência a colonização

A construção do cenário foi inspirada em um quadro de 1893

Foto: Divulgação/ Leonardo Gava
- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, mesmo sem a Festa da Gastronomia Típica Italiana, preparou as tradicionais decorações para marcar o aniversário de 130 anos do município, na próxima segunda-feira (21). E uma das ações realizadas foi a construção de um cenário, ao lado da Igreja São Marcos, que faz referência ao início da colonização na cidade.  

O ambiente recria a obra “Vida Nova”, de Pedro Weingartner, que é uma pintura de 1893, que retrata a chegada dos primeiros imigrantes à Nova Veneza. “Buscamos fazer referência ao início da colonização, mostrar como eram feitas as casas, como as roupas eram lavadas, como as casas eram simples. Então esta casinha construída agora lembra muito as casas do passado”, pontua a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.  

- PUBLICIDADE -

O quadro original, que se encontra exposto no gabinete da prefeitura, foi pintado do morro do hospital e retrata toda a região central do município naquela época. “A casinha está aberta para visitação até o final de julho, todos que quiserem chegar e ver como eram as casas e como eram as coisas naquela época, podem ir. Fizemos isso pensando principalmente nos mais jovens, queremos que eles relembrem e conheçam como era o trabalho e o esforço das famílias”, comenta a secretária.   

Além da casinha, que recria o ambiente da cidade em 1893, a secretaria também preparou mais decorações pela cidade. No Coreto, é uma homenagem ao trabalho feminino das mulheres imigrantes, na Ponte Dei Morosi, o que marca a homenagem ao trabalho masculino da época da colonização. “Foi uma decoração pensada para homenagear os imigrantes, todo o esforço e trabalho que eles tiveram quando chegaram aqui. Todos os elementos colocados homenageiam o modo de viver deles e como organizaram a comunidade para poder buscar o que almejavam”, explica Carolina.   

As decorações e homenagens ficarão disponíveis para visitação até o final de julho. 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.