No Sul, inverno teve início mais cedo

Estação começa oficialmente hoje, mas Estado já tem registrado temperaturas baixas desde maio

Foto: Arquivo TN
- PUBLICIDADE -

Criciúma

Oficialmente, o inverno inicia nesta segunda-feira, dia 21 de junho. Porém, nos municípios do Sul Catarinense, a estação teve início mais cedo, já em maio. Desde então, temperaturas baixas têm atingido a região e o clima é considerado abaixo do normal.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o climatologista Ronaldo Coutinho, hoje é o solstício de inverno, ou seja, o dia mais longo do ano. “A estação inverno clima começou no início de maio em Santa Catarina. Já estamos indo para o segundo mês do inverno, que por enquanto, está mais frio que o normal e a perspectiva é que continue neste ano com entradas mais frequentes de massas de ar frio”, explica.

Durante a estação, pode haver dias mais quentes na região. “Alguns intervalos fará calor, não forte no geral, mas pode ter um ou outro pico de calor mais forte que o habitual e a tendência é que a gente tenha um inverno com chuva muito regular, que a gente já vinha sentido na pele, já tínhamos chuvas meio fora do padrão”, acrescenta Coutinho.

A estação, que iniciou mais cedo em Santa Catarina, deve se estender um pouco mais. “Vai ser um inverno que vamos estar com uma situação de neutro La ninho, que vai favorecer a entrada de massas de ar frio com mais frequência, um ou outro episódio de calor mais forte deve acontecer. E a perspectiva é que assim como ele começou cedo, no início de maio, ele vai terminar tarde, fim de setembro, início de outubro. Algumas geadas fortes podem acontecer e afetar o pessoal”, pontua Coutinho.

A atenção, durante o inverno, é com a produção das frutas, alerta Coutinho. “Algumas geadas podem acontecer no litoral e atingir os fruticultores. No geral, o maior perigo desse ano é a saída do inverno, as geadas tardias. Porque não adianta ter um inverno bom para a fruta e na época do florescimento ou da frutificação dar uma geada fora de época que pode dar prejuízo. O perigo maior desse inverno é a sua saída, não durante ele”, explica o climatologista.

Chuva deve continuar irregular

O climatologista afirma que a chuva continuará irregular em todo o Estado. “Têm áreas de Santa Catarina que estão com excesso de umidade e outras áreas que continuam com estiagem. Esse quadro persiste até o fim do ano”, finaliza.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.