23.8 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Muro de 30 metros será pintado por 25 artistas em escola do Rincão

Thais Borges/Especial
Portal TN Sul

Balneário Rincão

No Balneário Rincão, a Escola de Ensino Básico Melchíades Bonifácio Espíndola, terá uma parte de seu muro, de aproximadamente 30 metros de largura, usada como tela para 25 artistas grafiteiros da região, do Rio Grande do Sul, do Paraná e até do Mato Grosso. O projeto, chamado ‘Rincão, Grafite e Ação’ não terá custos para a escola. Além disso, alunos farão workshops com os pintores. A ação será realizada entre os dias 4 e 5 de dezembro.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Muro da escola que vai receber o estilo artístico de 25 artistas grafiteiros – Foto: Divulgação

O tema está sendo trabalhado em sala de aula, com estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e do 2° e 3° ano do Ensino Médio. “Os alunos terão essa experiência dentro da arte urbana, com essa linguagem do grafite”, revela Jhonatan Venson, professor de artes da escola e um dos motivadores do projeto. “Nós vamos tentar fechar a rua nesses dois dias, porque vai ter apresentação de hip-hop e dança”, destaca.

Ricardo Herok já realizou o projeto em escolas da região e essa é a vez do Melchíades “Eu já trabalho há algum tempo com o Jhonatan, através de oficinas de grafite, que ele me convida para realizar em escolas que ele atua”, explica Herok, que afirma que “a cada dois anos, ele está em uma escola diferente e sempre propõe essa atividade de grafite com os alunos”.

Neste ano, o artista teve uma nova ideia. “Pensei que seria legal e valioso para galera ter contato direto com outros artistas, não só comigo. Ter uma experiência mais aprofundada, com mais tempo e com outros estilos. Então, surgiu essa proposta de estar trazendo um grupo de amigos artistas e grafiteiros”.

Grafiteiro Ricardo Herok – Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Escute o áudio do artista falando um pouco sobre o projeto:

 

O estilo de cada artista será estampado nos muros da escola. De acordo com Ricardo, em conversa com a diretora, a ação foi liberada. “Ele veio conversar com os nossos professores de arte e como ele já tem no currículo a parte do grafite, a gente achou bem bacana porque algumas turmas já estão trabalhando essa temática. Essa finalização do projeto dos professores vai somar para eles verem na prática os artistas fazendo esse trabalho” pensa Débora de Freitas Formentin, diretora da escola. “A nossa escola vai ser um painel vivo que vai ficar registrado nos muros”, conclui.

Para doações de tinta e material, é possível entrar em contato no número (48) 99140-7011.

Últimas