27.6 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Municípios da região comemoram o dia da Independência

Criciúma

Os desfiles que tomavam as ruas dos municípios no dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro, por enquanto, continuam distantes da realidade. Com a pandemia causada pelo coronavírus, desde o ano passado, os festejos são realizados de forma menos volumosa e com base nos protocolos de segurança, que exigem o distanciamento social e uso de máscaras.

Em Criciúma, a Secretaria de Educação realizará um ato cívico nesta segunda-feira, dia 6, no Parque Prefeito Altair Guidi, a partir das 9h. Na ocasião, haverá troca da bandeira e a participação de 13 fanfarras das escolas municipais. O desfile cívico-militar, que estava marcado para 7 de setembro, foi adiado para 15 de novembro devido o aumento progressivo de casos de Covid-19 na Capital do Carvão.

“Queremos celebrar o nosso Dia 7 de Setembro, mesmo que o nosso desfile foi adiado para o dia 15 de novembro. É uma data para celebrar o nosso país e passar para os nossos alunos o amor à pátria e as cores da nossa bandeira. É um ato menor, mas que carrega a importância de lembrar deste dia marcante para a nossa história”, frisa o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

No município de Forquilhinha, as atividades em alusão à Semana da Pátria iniciaram no dia 3 de setembro, com hasteamento e arreamento das bandeiras, além da execução dos hinos do Brasil e da cidade. O encerramento dos atos está marcado para esta segunda-feira, após as 17h, com a realização de pequenos desfiles cívicos entorno das unidades escolares para marcar a data contando com a participação das famílias.

Içara vai comemorar a Independência do Brasil com um ato cívico realizado de forma individual, no dia 7 de setembro, em 47 unidades de ensino entre escolas e creches. A Semana da Pátria no município iniciou no 1º dia do mês, com o hasteamento da bandeira e apresentações de danças e musicais.

“Essa data tão importante para a história do país talvez não por acaso coincidiu com a volta às aulas presenciais garantindo o resgate ao direito à educação e aprendizagem de milhares de crianças e jovens. Sabemos que a educação se não for a única é a mais importante ferramenta que nos sustenta”, destaca a secretária de educação, Rose Reynaud.

Em Morro da Fumaça, as atividades em alusão à data serão realizadas na segunda-feira, dia 6. A primeira ação ocorrerá às 9h e percorrerá a Rua 20 de Maio em direção ao Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson. Já o segundo ato acontecerá no distrito de Estação Cocal, a partir das 14h, percorrendo a Rua João Rochi, em direção à Escola de Educação Básica Municipal Biázio Maragno.

Os atos cívicos em Morro da Fumaça terão a apresentação da Banda Municipal, a participação de estudantes representantes de turmas das unidades escolares da rede pública, privada e conveniada do município, além da execução do Hino Nacional.

Sem desfilo, a exemplo dos demais municípios da região, Nova Veneza realizará, no dia 7 de setembro, o hasteamento e arriamento da bandeira, além de uma apresentação da banda Fanfarra da Escola Municipal Bairro Bortolotto. Todos os alunos foram convidados para participarem do ato cívico no dia da Independência, que está marcado para as 8h30. Cada escola vai comemorar este dia na sua própria escola, para evitar aglomerações.

Às 13h30, Siderópolis realiza nesta segunda-feira, na Praça da Matriz, um ato cívico. Alunos das escolas cantarão o Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Independência e o Hino de Siderópolis, e na sequência fazem apresentações. A fanfarra da E.E.B Municipal Jorge Biff também estará presente.

No dia 7 de setembro, em Lauro Müller, a Secretaria de Educação organizou uma homenagem à Pátria de forma online, que será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura, a partir das 9h. No município, desde o início do mês, atividades como o hasteamento da bandeira e outros atos alusivos à data foram realizados.

 

 

 

 

 

 

 

Últimas